Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3042
Título: Comunidade de prática virtual: espaço para o compartilhamento de conhecimento na educação a distância
Autor: Sartori, Viviane
Santos, Neri
Palavras-chave: Compartilhamento do conhecimento
Comunidade de prática virtual
Ensino a distância
Knowledge sharing
Virtual practice community
Distance education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Sartori, Viviane; Santos, Neri - Comunidade de prática virtual [Em linha]: espaço para o compartilhamento de conhecimento na educação a distância. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-23
Resumo: A educação de formação e profissionalização tem sido meio de grande relevância e condição basilar para que os indivíduos permaneçam inseridos na atual sociedade, sociedade esta onde o conhecimento é a fonte de riqueza. Nesse contexto, o sistema educacional brasileiro vem ganhando novo formato com a Educação a Distância que tem aumentando a capacidade dos sistemas de educação e treinamento. O uso das novas tecnologias de informação e comunicação, com suas diversas ferramentas, viabilizou o acesso à educação aos cidadãos espalhados pelo vasto território brasileiro. A Comunidade de Prática Virtual é uma ferramenta que possibilita o compartilhamento do conhecimento, fator crítico de sucesso para o avanço da aprendizagem do aluno na modalidade de Educação a Distância. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da Comunidade de Prática Virtual no compartilhamento do conhecimento, na modalidade de Educação a Distância em um curso de inclusão digital para alunos residentes na zona rural. Metodologicamente, esta pesquisa se estrutura a partir do paradigma interpretativista, de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e quali-quantitativa. Os resultados obtidos ao finalizar todo o processo referente à pesquisa pode-se concluir que a ferramenta Comunidade de Prática Virtual atende de forma significativa a formação e aperfeiçoamento dos indivíduos inseridos na sociedade atual e também ao crescimento das organizações. A Educação a Distância, de posse dessa ferramenta, é capaz de potencializar a disseminação do conhecimento, oferecendo meios eficientes de aprendizado às pessoas que se encontram inseridas numa sociedade que tem exigido cada vez mais posturas diversas pautadas em conhecimento.
Education and professional training have been fundamentally relevant for individuals to remain inserted in society today, in which knowledge is a source of wealth. Within this context, the Brazilian educational system has been gaining new form with Distance Education, which has been increasing the capacity of education and training systems. The use of Communication and Information Technologies and its diverse tools have enabled access to education by citizens spread throughout the vast Brazilian territory. Virtual Practice Community is a tool which enables knowledge sharing, a critical factor for success in advancing student learning in Distance Education modalities. This research aimed at analyzing the importance of Virtual Practice Community in knowledge sharing within Distance Education modalities in a digital inclusion course for rural area inhabitants. The method is structured from interpretative paradigms of applied nature of exploratory descriptive bibliographic documental quali-quantitative case study. Results obtained at the end of the research process leads to conclude that the Virtual Practice Community tool significantly contributes with training and perfecting individuals inserted in the present-day society, and also to the growth of organizations. With this tool, Distance Education can bring knowledge spread to its full potential, offering efficient means of learning for people inserted within a society which demands a more and more knowledge-based posture.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3042
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunidade de prática.pdf509,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
Comunidade de pratica- apres.pdf722,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.