Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3037
Título: Estágio supervisionado de ensino mediado pelo Wiki do Moodle
Autor: Abegg, Ilse
Rocha, Karla Marques da
Bastos, Fábio da Purificação de
Palavras-chave: Estágio supervisionado de ensino
Tecnologia educacional em rede
Ferramenta Wiki
Supervised learning
Educational technology in network
Wiki
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Abegg, Ilse; Rocha, Karla Marques da; Bastos, Fábio da Purificação de - Estágio supervisionado de ensino mediado pelo Wiki do Moodle [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-18
Resumo: Problematizamos a prática formativa (docente e discente) nas Disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino, nos cursos de formação inicial de professores, da Universidade Federal de Santa Maria (Física e Formação de Professores para a Educação Profissional), quando as mesmas são mediadas por tecnologias educacionais em rede. Apresentamos e analisamos resultados de pesquisa-ação ao longo de uma década, com a ferramenta de atividade wiki, do Moodle, problematizando situações-limites e inéditos-viáveis e tendo como parâmetros a educação como prática para a liberdade, mediada por software livre. Como contribuições propomos desafios para prática docente, tendo em vista a integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades educacionais.
It was problematized the formative practice (teachers and students) in the disciplines of Supervised Teaching, in courses of beginning teachers at the Federal University of Santa Maria (Physics and Teacher Education Professional), when they are mediated by educational technologies in network. It was presented and analyzed the results of researches over a decade, with the tool of wiki, in Moodle, questioning some unpublished situations and having like parameters the education like practice mediated by free software. As contribution it was proposed challenges to practice teaching, due to the integration of educational technologies in network and the convergence among educational modalites.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3037
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estagio supervisionado artig..pdf473,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estagio supervisionado aprest..pdf615,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.