Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3035
Título: Universal design for learning como proposta à heterogeneidade dos alunos da educação a distância
Autor: Sondermann, Danielli Veiga Carneiro
Baldo, Yvina Pavan
Vignati, Monia Lavra
Albernaz, Jussara Martins
Palavras-chave: Ensino a distância
Universal Design for Learning
Educação inclusiva
Heterogeneidade
Censo
Distance education
Inclusive education
Heterogeneity
Census
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Sondermann, Danielli Veiga Carneiro [et al.] - Universal design for learning como proposta à heterogeneidade dos alunos da educação a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-19
Resumo: Esse artigo apresenta o Universal Design for Learning - Design Universal para Aprendizagem como um caminho possível à heterogeneidade dos alunos da modalidade a distância. Por meio do Universal Design for Learning é possível proporcionar um processo de ensino e de aprendizagem com múltiplas formas de expressão para apresentação de conteúdos e de atividades, com atenção especial para os processos motivacionais e envolvimento do aluno. Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, que utiliza a pesquisa-ação como metodologia e que estuda os processos de implantação do Universal Design for Learning nos cursos e/ou componentes curriculares oferecidos na modalidade a distância. O estudo está organizado em três grupos focais: equipe de produção de materiais didáticos, professores e alunos. E a partir das discussões do grupo focal, formado por membros da equipe de produção de materiais, foi criado um Censo Aluno para identificar melhor o perfil desses alunos 2 e analisar sua heterogeneidade. Os resultados confirmam a heterogeneidade e mostram que o Universal Design for Learning pode ser utilizado desde o planejamento inicial, independente do nível e da modalidade de ensino, em busca de uma diversificação nos processos de ensino e de aprendizagem, por meio da flexibilização e formas múltiplas para expressão e construção do conhecimento. Num contexto de diversos estudos independentes, sobre a educação especial, o uso das tecnologias e a educação a distância, o Universal Design for Learning aponta possibilidades de integração dessas áreas, pois apresenta-se como um potencializador para o uso das tecnologias com propostas pedagógicas adequadas para a educação inclusiva, seja em atendimento à heterogeneidade dos alunos quanto às questões relacionadas às deficiências. É nesse sentido que a proposta de utilização do Universal Design for Learning possibilita uma educação onde ‘todos’ os alunos desenvolverem a partir de suas habilidades, estilos de aprendizagem e superar seus desafios.
This article presents the Universal Design for Learning as a possible path to the heterogeneity of students in distance mode. Through Universal Design for Learning is possible to provide a teaching and learning with multiple forms of expression for presentation content and activities, with special attention to the motivational processes and student engagement. This work is part of an ongoing research that uses action research as a methodology and studying the processes of implementation of Universal Design for Learning in courses and / or curriculum components offered in distance mode. The study is organized into three focus groups: team production of teaching materials, teachers and students. And from the focus group discussions, formed by members of the production team of materials, has created a Student Census to better identify the profile of these students and analyze their heterogeneity. The results confirm the heterogeneity and show that the Universal Design for Learning can be used from initial planning, regardless of the level and type of education, seeking diversification in teaching and learning, through flexible and multiple forms for construction and expression of knowledge. In the context of independent research on special education, the use of technology and distance education, the Universal Design for Learning aims possibilities of integration of these areas, it presents itself as a potentiator for the use of technologies suitable for pedagogical inclusive education is in compliance with the heterogeneity of students regarding disability issues. It is in this sense that the proposed use of Universal Design for Learning provides an education where 'all' students from developing their skills, learning styles and overcome their challenges.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3035
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Universal.. artig.pdfPDF-Artigo609,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Universal - apresent..pdfPDF-Apresentação517,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.