Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3033
Título: Ensinar a distância na Universidade de Coimbra: o desenho instrutivo do curso escrita académica em português
Autor: Fonte, Magda
Palavras-chave: Ensino a distância
Desenho instrutivo
Conetivismo
Estratégias pedagógicas
Avaliação da satisfação
Distance learning
Instructional design
Connectivism
Pedagogical strategies
Satisfaction evaluation
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Fonte, Magda - Ensinar a distância na Universidade de Coimbra [Em linha]: o desenho instrutivo do curso escrita académica em português. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20
Resumo: O presente artigo aborda o desenho instrutivo do curso Escrita Académica em Português, enfatizando as estratégias pedagógicas adotadas. Após um breve enquadramento teórico sobre o Conectivismo no contexto do ensino a distância, segue-se uma caracterização sumária do curso. Posteriormente apresenta-se uma análise das estratégias pedagógicas, sistematizada em duas dimensões: a promoção da adaptação dos formandos à modalidade de ensino a distância e o estímulo à construção do conhecimento por parte da comunidade de aprendizagem. O sucesso destas estratégias parece confirmar-se pelos resultados da avaliação da satisfação dos formandos do curso, sendo, desta forma, corroborada uma ligação entre a metodologia utilizada e o grau de satisfação obtido.
This paper focuses on the Academic Writing in Portuguese course’s instructional design, emphasizing the pedagogical strategies adopted. It presents the theoretical framework of Connectivism in distance learning, followed by a brief characterization of the course. Subsequently, it analyses its pedagogical strategies, according to two dimensions: (i) adaptation of instructional design to the distance learning mode and (ii) building up of knowledge within the learning community. The success of the strategies seems to be confirmed by the evaluation of the trainees satisfaction evaluation of the trainees satisfaction, whose results are also presented. In conclusion, the paper establishes a link between the course methodologies and this satisfaction degree.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3033
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar a distância na Univ..pdf654,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.