Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3030
Título: Desenho de animação para formação à distância de conselheiros escolares
Autor: Pereira, Aleksandra Previtalli Furquim
Martins, Cibelle Amorim
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Costa, Márcia Cunha Silva
Palavras-chave: Ensino a distância
Conselho escolar
Desenho de animação
Distance education
School board
Drawing animation
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Pereira, Aleksandra Previtalli Furquim [et al.] - Desenho de animação para formação à distância de conselheiros escolares [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13
Resumo: O Instituto UFC Virtual em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação e Cultura no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares ofertou no ano de 2013 o Curso Piloto para Conselheiros Escolares na modalidade Educação a Distância em quatro estados brasileiros: Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. A Universidade Federal do Ceará é a instituição responsável pela produção e oferta do curso de extensão que possui aulas animadas e interativas com base nos Cadernos Instrucionais destinados para os conselheiros escolares, cuja proposta é fortalecer os Conselhos Escolares no contexto da política da gestão democrática nas escolas. Assim, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da educação a distância a partir da sua história, concepções e perspectivas que muito vem contribuindo para o processo formativo em diversas áreas. Os resultados do curso piloto mostraram que essa modalidade de ensino precisa ser estudada e ampliada para possibilitar o acesso cada vez mais amplo à educação. Conselheiros escolares de todo o Brasil tiveram acesso à variados recursos por meio da plataforma de aprendizagem, onde além das ferramentas comuns, os cursistas puderam aprender por meio de desenho de animação.
The UFC Virtual Institute in partnership with the Department of Basic Education of the Ministry of Education and Culture under the National Program for the Strengthening of School Boards offered in 2013 the Pilot Course for School Counselors in the form Distance Learning in four Brazilian states: Ceará, São Paulo, Minas Gerais and Rio Grande do Norte. The Federal University of Ceará is the institution responsible for the production and supply of the extension course that features lively, interactive classes based on instructional books intended for school counselors, whose purpose is to strengthen the School Boards in the context of policy management democratic schools. Thus, this article aims to reflect on the importance of distance learning from its history, concepts and perspectives that have contributed much to the educational process in several areas. The results of the pilot course showed that distance education needs to be studied and extended to allow access increasingly broad education. School counselors from across Brazil had access to varied resources through the learning platform, where in addition to common tools, the course participants were able to learn through drawing animation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3030
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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