Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3017
Título: Práticas de liderança do(a) director(a) de turma sob a perspectiva dos alunos : um estudo numa escola da Região Autónoma da Madeira
Autor: Santos, Fernando Alberto Lufinha Vasconcelos Pereira dos
Orientador: Grave-Resendes, Lídia
Palavras-chave: Gestão de estabelecimentos de ensino
Diretor de turma
Liderança
Perceção
Alunos
Madeira
Students
Perspective
Director of class
Practices of leadership
Influence
Data de Defesa: 2013
Citação: Santos, Fernando Alberto Lufinha Vasconcelos Pereira dos - Práticas de liderança do(a) director(a) de turma sob a perspectiva dos alunos [Em linha] : um estudo numa escola da Região Autónoma da Madeira . - Lisboa : [s.n.], 2013. - 153 p.
Resumo: O trabalho de investigação que agora apresentamos insere-se na temática da liderança e pretende examinar o cargo o Director de Turma sob a perspectiva dos alunos. Nesta investigação, o principal objectivo consiste em conhecer as percepções que os alunos possuem relativamente ao desempenho das práticas de liderança dos directores de turma, segundo o modelo de Kouzes e Posner. A investigação metodológica escolhida inscreve-se no paradigma quantitativo, uma vez que utilizámos como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. Os sujeitos são constituídos por 210 alunos do 7º ano de escolaridade do ensino básico ao 12º do ensino secundário, pertencentes a uma escola pública da Região Autónoma da Madeira e a recolha das opiniões dos alunos foi feita com base no questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) desenvolvido por Kouzes e Posner (2003) O nosso estudo engloba a pesquisa de teorias, trabalhos desenvolvidos nomeadamente em monografias, livros, teses e artigos, de forma a construir-se um quadro teórico de referência acerca da liderança e das atribuições e influências do director de turma. Neste enquadramento, pretende-se caracterizar a função do Director de Turma através das responsabilidades específicas no domínio da coordenação, e sobretudo conhecer a opinião dos alunos quanto ao papel desempenhado por esta figura da gestão intermédia escolar.
The research that we now present analyzes the issues of leadership and intends to examine the job the Director of Class from the perspective of students. The main objective in our investigation is to study the perceptions that students have about the practice of leadership by the class directors, according to the model of Kouzes and Posner. The research methodology falls within the quantitative paradigm, once chosen as an instrument of data collection the questionnaire survey. The participants are constituted by 210 students from the 7th to the 12th grade in a secondary school, of the Autonomous Region of Madeira. The collection of student’s opinions was based on the LPI questionnaire - Observer (Leadership Practice Inventory) developed by Kouzes and Posner (2003) Our comprises the search for theories, especially in monographs, books, theses and articles in order to build up a theoretical framework about the leadership and the roles and influences of the class director. This framework intends to characterize the role of class director through the specific responsibilities of coordination, and especially to know the opinion of the students about the role played by this figure of school management leadership.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3017
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Fernando Santos.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.