Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3013
Título: O modelo de comunidade de inquirição e a aprendizagem em disciplinas on-line
Autor: Bonici, Rosângela Maura Correia
Araújo Júnior, Carlos Fernando de
Palavras-chave: Comunidade de Inquirição
Ensino a distância
Presença social de ensino e cognitiva
Disciplina online
Community of inquiry
Distance education
Social, cognitive and teaching presence
Online discipline
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Bonici, Rosângela Maura Correia; Araújo Júnior, Carlos Fernando de - O modelo de comunidade de inquirição e a aprendizagem em disciplinas on-line [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-19
Resumo: A instituição de ensino superior (IES) a qual estamos vinculados está sediada na cidade de São Paulo, Brasil, e oferece, semestralmente, disciplinas na modalidade à distância para cursos de graduação presenciais. As disciplinas são ofertadas por meio dos recursos tecnológicos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard. Dentro desse contexto, no 1º semestre de 2009, elaboramos o material didático digital da disciplina on-line de Probabilidade e Estatística, que começa a ser oferecida no 2º semestre deste mesmo ano, em que um dos autores passa a atuar também como professora-tutora. Em 2011, após oferecer a disciplina por dois anos, surgiu o interesse em analisar o processo de aprendizagem dos estudantes matriculados, usando como referencial teórico o modelo de Comunidade de Inquirição (COI). Neste estudo usamos a abordagem qualitativa sob a forma de um estudo de caso. Para a coleta de dados, elaboramos um questionário e utilizamos o boletim de notas dos estudantes matriculados na disciplina nos anos de 2010 e 2011. Os resultados apontam que os estudantes percebem as presenças sociais, cognitivas e de ensino, que são os três principais componentes do Modelo COI, no entanto, mostra também a necessidade de promover algumas alterações e adaptações na disciplina oferecida em ambiente virtual.
The high education institution which we are part is headquartered in São Paulo, Brazil and offers semester courses in distance mode, for presential undergraduate class. The courses are offered through the technological features of the Blackboard Virtual Learning Environment. Within this context, in the 1st half of 2009, we developed courseware digital discipline online Probability and Statistics which begins to be offered in the second semester of the same year, where one of the authors also start to act as teacher-tutor. In 2011, after offering the course for two years, became interested in analyzing the learning process of students enrolled, using the theoretical model Community of Inquiry (COI). In this study we used the qualitative approach in the form of a case study. To collect data we developed a questionnaire and report cards of students enrolled in the course in 2010 and 2011. The results indicate that students perceive social, teaching and cognitive presence are the three main components of the COI model, however, also shows the need to promote some changes and adaptations in the discipline to better promote learning in a virtual environment.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3013
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O modelo artigo.pdfPDF-Artigo519,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
O modelo apresentação.pdfPDF-Artigo231,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.