Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3011
Título: A avaliação da acessibilidade, arquitetura de informação e usabilidade aplicada às plataformas E-learning na saúde
Autor: Dominguinhos, Nuno Ricardo Fragoso
Palavras-chave: Aprendizagem
Acessibilidades
Arquitetura de informação
Educação
Usabilidade
Ensino
Saúde
Learning
Accessibility
Information architecture
Education
Elearning
Health and usability
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Dominguinhos, Nuno Ricardo Fragoso - A avaliação da acessibilidade, arquitetura de informação e usabilidade aplicada às plataformas E-learning na saúde [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-24
Resumo: Num mercado global em crescimento e competitivo, as organizações da saúde que tiram partido das tecnologias de informação conseguem beneficiar e promover o seu capital humano. A gestão do conhecimento assume um papel crucial, dado que proporciona decisões importantes aos seus trabalhadores e colaboradores. O ensino destas competências é determinante para habilitá-los a lidar com diversas situações e contribuir para a excelência técnica e qualidade dos serviços prestados. O seu desenvolvimento passa por sensibilizar todos os atores para a sua importância, ao capacitá-los com mais e melhor formação, que conduz a um novo paradigma no domínio da saúde centrado no conceito de educação contínua. Assim, a utilização de plataformas e-Learning, surge como uma estratégia adequada que permite à organização definir um fio condutor para a integração do saber e melhor desempenho, com menor esforço e menor consumo de recursos. Para que estas premissas beneficiem os profissionais de saúde, aplicaram-se conceitos, como a acessibilidade, a arquitetura de informação e a usabilidade, que visam funcionar como uma janela que aponta novas direções na conceção e implementação de cursos e plataformas e-Learning na saúde. Deste modo, numa fase inicial foi realizado um levantamento heurístico por um avaliador e posteriormente procedeu-se à elaboração de testes com profissionais da saúde que desempenham funções em outras instituições e onde as plataformas se encontram implementadas. 2 O contributo principal deste estudo, será averiguar lacunas e propor novos métodos que garantam uma melhor interação dos profissionais com a informação e as plataformas de e-Learning.
In a global market growth and competitive health organizations that take advantage of information technology can benefit and promote their human capital. The knowledge management plays a crucial role, as it provides important decisions for their workers and employees. The teaching of these skills is crucial to enable them to deal with different situations and contribute to the technical excellence and quality of services. Its development involves all stakeholders to raise awareness of its importance to empower them with more and better training, which leads to a new paradigm in health focused on the concept of continuous education. Thus, the use of e-learning platforms emerges as an appropriate strategy that allows the organization to define a guideline for the integration of knowledge and better performance with less effort and less consumption of resources. For these premises benefit health professionals, we applied concepts such as accessibility, information architecture and usability, aimed to function as a window that points to new directions in the design and implementation of courses and e-learning platforms in health. Thus, at an early stage was a survey by a heuristic assessor and later proceeded to the development of tests with health professionals that play roles in other institutions and where the platforms are implemented. The main contribution of this study will assess gaps and propose new methods to ensure better interaction of professionals with the information and e-Learning platforms.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3011
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A avaliação da - artigo.pdfPDF-Artigo1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir
A educação a distância como.pdf- apresentação.pdfPDF-Apresentação1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.