Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/3004
Título: Fóruns de discussão em contextos de ensino a distância: quando "discutir" é discutir?
Autor: Freire, Fernanda Maria Pereira
Silva, André Constantino da
Palavras-chave: Ensino a distância
Fóruns de discussão
Avaliação
Mensagens escritas
Distance education
Discussion forum
Evaluation
Written messages
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta. LE@D
Citação: Freire, Fernanda Maria Pereira; Silva, André Constantino da - Fóruns de discussão em contextos de ensino a distância [Em linha]: quando "discutir" é discutir?. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-20
Resumo: Neste estudo, de caráter exploratório e qualitativo, são analisados dados produzidos em um Fórum de Discussão vinculado a uma das disciplinas de um curso de graduação à distância, com vistas a identificar em seu fluxo discursivo possíveis influências do modo particular como o tutor organiza suas mensagens e dos critérios de avaliação de desempenho dos alunos adotados pela instituição. A suposição é a de que ambos possam incidir no posicionamento discursivo dos alunos e, consequentemente, na discussão, entendida como negociação de sentidos com vistas a produzir, de forma colaborativa, um texto novo sobre o tema em pauta. As análises mostram que a conjunção dos dois fatores interfere na discussão que se apresenta como uma cadeia de mensagens de concordância com o ponto de vista do tutor e do livro texto ou de caráter informativo, afastando a possibilidade de surgimento de conflito ou de aprofundamento. O aspecto determinante para a não ocorrência de discussão, tal como a entendemos, é a falta de sistematicidade dos participantes para acessar a ferramenta, dificultando o estabelecimento de uma interação produtiva. Este fato, embora fundamental para atividades interativas, não é considerado pelo conjunto de critérios de avaliação adotado.
In this exploratory and qualitative study we analyze data from a Discussion Forum produced in one discipline of a distance undergraduate course, in order to identify in its discursive flow influences about the particular way the tutor organize his messages and the set of assessment criteria adopted by the institution for evaluate their students. The assumption is both influence on the students´ discursive positioning and, consequently, in the discussion, understood here as a negotiation of meanings aiming to produce collaboratively a new text about the topic in question. The analyze shows that the combination of two factors intervened in the discussion, which was considered here just as a chain of messages (i) agreement with the tutor and with the textbook or (ii) merely informative, which rules out the possibility of conflict arises or deepening of views. The crucial aspect for the absence of discussion was the lack of systematicity of participants in access the tool, which makes difficult to establishment a productive interaction. This fact, although fundamental to interactive activities, was not considered in the set of assessment criteria adopted.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3004
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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