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Título: A educação a distância como ferramenta das políticas públicas de educação: avaliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil
Autor: Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Primon, Ana Carolina
Rissi, Maurício
Nunes, Carolina Schmitt
Palavras-chave: Ensino a distância
Políticas públicas educacionais
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Public education policies
Distance education
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Pacheco, Andressa Sasaki Vasques [et al.] - A educação a distância como ferramenta das políticas públicas de educação [Em linha]: avaliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar determinadas características dos polos de apoio presencial do estado de Santa Catarina considerando a coerência das ações com os objetivos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Quanto à metodologia, a pesquisas tem caráter descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, a coleta de dados foi documental e bibliográfica, buscando dados de IDH das cidades polo e documentos referentes ao Sistema UAB. Os resultados indicam que o Sistema UAB pretende estabelecer políticas públicas educacionais por meio da EaD, e para tanto algumas diretrizes são apontadas, como o estabelecimento de polos de apoio presencial em a cidades menos favorecidas economicamente. O presente trabalho constatou-se que a maioria dos polos de Santa Catarina se encontram em cidades desenvolvidos, com alta concentração populacional e níveis satisfatórios de IDH, ou seja, as diretrizes apontadas pelo sistema UAB não estão sendo consideradas plenamente no que se refere a implantação dos polos de apoio presencial.
This paper aims to analyze certain characteristics about the presence support pole of Santa Catarina state considering the consistency of actions with the objectives of Sistema Universidade Aberta (UAB). About the methodology, this research is descriptive with qualitative and quantitative approach. The data collection was documental and bibliographic, aims searching IDH data about poles Sistema Universidade Aberta do Brasil. cities and documents relating to the Sistema UAB. The results indicate that the Sistema UAB aims to establish public education through distance education, and so some guidelines are outlined, as the establishment of presence support pole in the cities economically disadvantaged. This study found that most of the poles of Santa Catarina are in developed cities with high population density and satisfactory levels of IDH, namely, the guidelines outlined by the Sistema UAB are not being fully considered in relation to deployment the presence support pole.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/3002
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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