Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2996
Título: "Radiografia" de um curso online : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online
Autor: Nunes, Rosalina Simão
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Ensino a distância
Ensino superior
Cursos
E-atividades
Elearning
Plataformas digitais
Pedagogia
Online teaching
Elearning pedagogy
Learning design
E-ativities
Design-based research
Data de Defesa: 2013
Citação: Nunes, Rosalina Simão - "Radiografia" de um curso online [Em linha] : estudo das práticas docentes sobre o desenho das atividades online. Lisboa : [s.n.], 2013. 182 p.
Resumo: Pretende-se com esta dissertação analisar um Agregador construído ao longo de dois semestres do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta portuguesa, tendo como objetivo principal perceber como se processa o design das atividades de aprendizagem num curso de 2º ciclo online - o seu learning design. O “Agregador” é um repositório dos produtos finais de cada atividade desenvolvida, mas também uma memória descritiva do processo de ensino e aprendizagem online de todo o curso, dado que são apresentados os objetivos de cada unidade curricular e descritas as atividades, apresentando, por isso, a perspetiva do professor e a perspetiva do estudante. O estudo encontra-se desenvolvido com base numa abordagem metodológica sustentada num paradigma de investigação, actualmente considerado, como um paradigma emergente, a chamada Design-Based Research (DBR), cruzada com a entrevista enquanto método de investigação qualitativo utilizado em conjunto com outras técnicas de análise, dado que se efetua a análise de conteúdo do Agregador MPEL construído ao longo do curso, sendo as entrevistas realizadas a professores envolvidos no ensino a distância online. As conclusões do estudo permitem identificar, como estruturantes do learning design deste curso de Pedagogia em Elearning, os seguintes aspetos: predomínio de e-atividades desenvolvidas por etapas e assíncronas, que envolvem a discussão em fóruns, leitura de textos e construção de artefactos, com clara tendência de propostas de atividades de caráter colaborativo só por si, ou constituindo uma das fases das atividades propostas. Espera-se com este estudo contribuir para a recolha de informações úteis para o desenho de cursos neste contexto, já que o Agregador é, simultaneamente, uma espécie de “radiografia” do curso, uma vez que reúne um conjunto de informação que permite definir o learning design característico do curso e as tendências dominantes daquilo que podemos considerar como os estilos de ensino online dos professores ou estilos de learning design e as suas práticas pedagógicas nas unidades curriculares quando estabelecem as suas propostas.
The aim of this dissertation is to analyze an Aggregator built during the two semesters of one edition of the master course in Elearning Pedagogy (MPeL) from portuguese Open University, aiming to understand how learning takes place on a 2nd cycle online course. The Aggregator is a repository of the final products of each activity performed, but also descriptive memory of the process of teaching and learning online throughout the course, because it is presented the goal of each course and the activities descripton , therefore, the perspective of the teacher and the student perspective. The study is developed based on a methodological approach supported by a research paradigm, wich is currently considered as an emerging paradigm: Design-based Research (DBR), crossed with the interview as qualitative research method used in conjunction with other techniques , since it makes the analysis of MPEL´s Aggregator built along the course,and online distance education teachers interviews The study findings allows identify as structuring the learning design of the Elearning Pedagogy course of the portuguese Open University, the following aspects: predominance of activities, developed in stages and asynchronous mode, involving discussion boards, reading texts and constructing artefacts, with a clear tendency of proposal of collaborative nature activities, independents or included on one of the phases of proposed activities. This study could contribute to the collection of useful information for the design of courses in this context, since the aggregator is both a kind of "radiography" of course, since it brings together a set of information that defines the learning and course design characteristic of the dominant trends of styles of online teaching and their learning design styles on teaching of courses when they establish their proposals.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2996
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TMPEL_Rosalina_Nunes.pdf3,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.