Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2995
Título: E-Learning, ensino superior e inovação: análise longitudinal dos processos de adopção de LMS na Universidade de Lisboa
Autor: Pedro, Neuza
Gonçalves, Ana Mafalda
Palavras-chave: Elearning
Inovação ensino superior
LMS
Tecnologias
Innovation
Higher education
LMS
Technologies
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Pedro, Neuza; Gonçalves, Ana Mafalda - E-Learning, ensino superior e inovação [Em linha]: análise longitudinal dos processos de adopção de LMS na Universidade de Lisboa. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-17
Resumo: O presente artigo descreve, sob uma perspectiva longitudinal o processo de adoção de plataformas learning management system no contexto do ensino superior português: tomando como exemplo o processo de implementação e de disseminação de tais sistemas na Universidade de Lisboa entre os anos lectivos de 2008/09 e 2012/13. Dados dos relatórios do sistema associados a cada uma das diferentes áreas científicas - organizadoras das 11 faculdades e institutos- bem como à globalidade da Universidade são apresentados e discutidos. A teoria de difusão da informação de Rogers (2003) é mobilizada como quadro teórico explicativo das diferentes etapas e ritmos encontrados no processo em estudo.
Through a longitudinal perspective, this article describes the process of the adoption of a learning management system in the context of the Portuguese higher education. It takes as an example the process of implementation and dissemination of such systems at the University of Lisbon between the academic years of 2008/09 and 2012/13. Data from LMS reports of the different scientific areas- associated with 11 colleges and institutes- as well as to the whole university are presented and discussed. Rogers theory of innovations diffusion is mobilized as a theoretical framework for explaining the different steps and paces found in the process under study.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2995
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
e-learning, ensino superior.pdf419,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.