Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2992
Título: Educação a distância e políticas de formação de professores: um balanço de estudos da área da educação
Autor: Cerdas, Luciene
Corrêa, Marcelo da Silva
Oliveira, Edmundo Alves de
Mauro, Ricardo
Palavras-chave: Ensino a distância
Formação de professores
Políticas educacionais
Distance education
Teacher training
Educational policies
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Cerdas, Luciene [et al.] - Educação a distância e políticas de formação de professores [Em linha]: um balanço de estudos da área da educação. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-18
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio da busca, seleção e análise de artigos publicados em revistas brasileiras da área da Educação e indexados na base de dados da Scielo - Scientific Electronic Library Online – com o descritor “educação a distância”. Pretendeu-se desse modo detectar as questões latentes entre esses pesquisadores e suas contribuições para construção de um referencial teórico consistente no que tange à formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância. Visando esse objetivo, foram feitas a busca e seleção dos artigos, e também a leitura e a análise do material selecionado. O levantamento realizado na pesquisa bibliográfica resultou em 146 artigos. As análises realizadas neste estudo indicam que a educação a distância não é uma preocupação unicamente da área da educação. Foram identificados periódicos oriundos de diversas áreas como enfermagem, psicologia, medicina, entre outras. Além disso, verifica-se um crescimento do número de artigos sobre educação a distância a partir de 2006, o que pode estar relacionado à expansão dessa modalidade, e à promulgação, no ano de 2005, o Decreto 5622/2005, por meio do qual o governo federal regulamenta a educação a distância no Brasil. Nos artigos a EAD é analisada do ponto de vista das políticas públicas para formação inicial e continuada de professores, e da análise e avaliação de programas implementados. Considerando a expansão da modalidade a distância no Brasil, este trabalho espera fomentar as discussões sobre o tema, na medida em que permite identificar as contribuições desses artigos para a EAD, bem como as lacunas a serem preenchidas pelos pesquisadores pela identificação de temas importantes com menor incidência.
This paper presents results of a literature search performed by the search, selection and analysis of articles published in Brazilian journals of Education and indexed in the database of SciELO - Scientific Electronic Library Online - with the descriptor "distance education". It was intended to thereby detect latent issues between these researchers and their contributions to building a consistent theoretical framework regarding the initial and continuing training of teachers in the distance. Aiming at this goal, we made the search and selection of articles, and also reading and analysis of selected material. The survey literature search resulted in 146 articles. The analyzes performed in this study indicate that distance education is not only a concern in the area of education. Journals were identified from various areas such as nursing, psychology, medicine, among others. In addition, there is a growing number of articles on distance education from 2006, which may be related to the expansion of this modality, and the enactment, in 2005, Decree 5622/2005 through which the federal government regulates distance education in Brazil. In journals, the distance education is analyzed from the standpoint of public policy for initial and continuing training of teachers, and the analysis and evaluation of programs implemented. Considering the expansion of the distance education in Brazil, this paper hopes to foster discussions on the topic, as it allows us to identify the contributions of these articles for the EAD, as well as the gaps to be filled by the researchers by identifying major issues with lower incidence.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2992
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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