Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2991
Título: A EAD chegando ao campo: análise do curso de especialização em Educação do Campo a Distância, mediado pela UEMA/UEMANET
Autor: Serra, Ilka Marcia
Araújo, Eliza Flora Muniz
Palavras-chave: Ensino a distância
Educação do campo
Formação de professores
Enseignement à distance
Éducation rurale
Formation de professeurs
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Serra, Ilka Marcia; Araújo, Eliza Flora Muniz - A EAD chegando ao campo [Em linha]: análise do curso de especialização em Educação do Campo a Distância, mediado pela UEMA/UEMANET. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-14
Resumo: A UEMA, por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet (que faz a mediação dos cursos a distância oferecidos por esta Universidade), estabeleceu importante parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão social (SECADI/MEC). O presente trabalho objetivou desenvolver um processo que, além de exercitar estudos e produção de conhecimentos voltados para a formação do professor, gerasse como resultado indicadores relevantes para subsidiar as políticas de formação em EAD – com um novo olhar para a educação do campo. O curso de especialização em educação do campo contou com uma equipe de professores pesquisadores, tutores presenciais e a distância, responsáveis pelo acompanhamento e orientações dos alunos no AVA. Cada polo de funcionamento do curso dispunha de um laboratório de informática que serviu de suporte para o desenvolvimento das atividades. Os alunos defenderam seus TCCs após revisão e ajustes, conforme sugestões das bancas examinadoras. No decorrer do curso foram enfrentados muitos desafios, entre eles destacaram-se as deficiências no manuseio das ferramentas disponíveis para esta modalidade de ensino e, em alguns casos, as distâncias geográficas. Os polos em estudo se encontravam com boa estruturação física e possuíam equipamentos que auxiliaram no processo de ensino/aprendizagem. A UEMA, instituição dedicada ao ensino a distância, considerou todos os obstáculos e buscou alternativas que auxiliassem os cursistas a melhorar seu desempenho no manuseio das ferramentas educacionais disponibilizadas para o ensino a distância, possibilitando que a EAD também chegasse ao campo.
L’UEMA, à travers son Centre de Technologies Educatives - UemaNet (qui assure la médiation de l’ensegnement a distance offerts par cette université), a établi des partenariats importants avec le système Open University du Brésil (UAB) et le ministère d’éducation permanente, alphabétisation, diversité et d’inclusion sociale (SECADI/MEC). Cette étude visait à élaborer un processus qui, en plus d'exercer les études et la production de connaissances axées sur la formation des enseignants, pouvait générer des indicateurs pertinents pour subventionner les politiques de formation à l'ECD - avec une nouvelle vision pour l'éducation rurale. Le cours de specialization d’éducation rurale avait une équipe de professeurs-chercheurs, des presents tuteurs et tuteurs à distance, en charge du suivi et de l’orientation des étudiants dans l’Environnement d'Apprentissage Virtuel. Chaque polo d’execution des cours a eu un laboratoire d'informatique qui a servi de support pour le développement des activités. Les étudiants ont défendu leurs travails de conclusion de cours après l’examen et des ajustements, en suivant des suggestions de jurys d'examen. Tout au long du cours ont relevé de nombreux défis, parmi lesquels se distinguent les lacunes dans la gestion des outils disponibles pour ce type d'enseignement et, dans certains cas, les distances géographiques. Les pôles d’étude étaient de bonne structure physique et matériel qui avait aidé dans le processus d'enseignement/apprentissage. Des nombreux participants au cours ont encore des difficultés avec l’équipement, ce qui interfère dans la qualité du processus éducatif. L’UEMA, institution dédiée à l'apprentissage à distance, a examiné tous les obstacles et les solutions de rechange recherchées qui pourraient aider les participants aux cours en vue d'améliorer leur performance dans la manipulation des outils pédagogiques disponibles pour l'apprentissage à distance, permettant à l'EAD d’arriver aussi à l’education rurale.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2991
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A EAD.pdf353,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.