Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2985
Título: Comunidade de aprendizagem no Facebook: tecnologia como fomento da nova cultura de aprendizagem
Autor: Garcia, Rosangela Silveira
Palavras-chave: Rede social
Nova cultura de aprendizagem
Comunidades de aprendizagem
Social networking
New culture of learning
Learning community
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Garcia, Rosangela Silveira - Comunidade de aprendizagem no Facebook [Em linha]: tecnologia como fomento da nova cultura de aprendizagem. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8
Resumo: Este artigo apresenta temática de pesquisa de doutorado, em fase de desenvolvimento, e tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento no mundo virtual como ato da nova cultura de aprendizagem, mais especificamente, no espaço de uma comunidade de aprendizagem na rede social Facebook, constituída por alunos de curso de pós-graduação. A discussão proposta parte do princípio que, no cenário do ciberespaço, despontam novos ambientes de interação e de relação entre os sujeitos sociais e que, novas formas produção de conhecimento estão sendo instituídas. Neste contexto, as redes sociais - ambientes criados para a promoção de relações sociais mediadas pela internet - surgem com grande potencial de favorecer a cultura do conhecimento, promover a troca de informações e a participação dos sujeitos em grupos de interesses comuns, configurando-se como novo espaço de aprendizagem. Ação que vai ao encontro da proposta da nova cultura de aprendizagem centrada na aprendizagem por meio do envolvimento no mundo - como uma cultura de ambiente - tendo como alicerce o envolvimento ativo e compartilhamento, a produção coletiva de conhecimento como processo orgânico, social, coletivo. Como objeto de análise para suas reflexões fez uso das interações entre os alunos de um curso de pós-graduação, integrantes de uma comunidade de aprendizagem na rede social Facebook. Entre as constatações identificaram-se os benefícios do uso pedagógico da rede social Facebook como instrumento que têm servido para facilitar práticas presenciais de ensino aprendizagem e como ambiente de desenvolvimento de prática colaborativa de produção de conhecimento. Assim como, o potencial de ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem não formal, como um espaço inovador que amplia as socializações e práticas educativas contribuindo para uma aprendizagem colaborativa em rede, através do diálogo e da construção coletiva de saberes.
This article presents theme of doctoral research in early development, and aims to reflect about the process of knowledge production in the virtual world as an act of the new culture of learning, specifically within in a learning community on the social networking website Facebook, constituted of postgraduate students. The discussion proposed assumes that, in the cyberspace scenario, emerge new environments of interaction and relationship between social subjects and that new ways of knowledge production are being instituted. In this context, social networking - environments created for the promotion of social relationships mediated by internet - appear with great potential to favors the culture of knowledge, promote the exchange of information and participation of the subjects in groups of common interests, setting up as a new learning space. Action that meets the proposed new learning culture centered on learning through engagement in the world - as a culture environment - and having like basis the active involvement and sharing, the collective production of knowledge as process organic, social, collective. As object of analysis for their reflections, makes use of the interactions among students of postgraduate course, members of a learning community in the social network Facebook. The findings identified the pedagogical benefits of using the social network Facebook as a tool that have served to facilitate teaching and learning practices and as the development environment for collaborative practice of knowledge production. As well the potential to be used as an environment virtual non-formal learning, like the innovative space that expands the socialization and educational practices, contributing to a collaborative learning network through dialogue and collective construction of knowledge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2985
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comunidade de aprendizgem.pdf748,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.