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Título: O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique
Autor: Cannas, Ana Cristina Gouveia
Orientador: Moreira, J. António
Palavras-chave: Ensino de línguas
Cursos de educação e formação
Ensino profissional
Professores
Papel do professor
Qualificação do professor
Processos de aprendizagem
Teacher’s profile
Vocational education
Differentiated learning contexts
Education and training courses
Data de Defesa: 2013
Citação: Cannas, Ana Cristina Gouveia - O perfil pedagógico-didático do professor de línguas nos cursos de educação e formação [Em linha] : um estudo no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
Resumo: O trabalho que desenvolvemos pretendeu caracterizar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) definem o seu perfil pedagógicodidático; como conduzem e desenvolvem o processo de ensino e aprendizagem e como procedem à avaliação desse processo. Para concretizar estes objetivos, o estudo incidiu sobre o grupo de professores de línguas dos CEF do CED de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, I.P., instituição vocacionada para o ensino profissionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de refletir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas a todos os professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Para além disso, recorremos ainda à observação direta de aulas de alguns destes professores e à análise de documentos da instituição. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que, de facto, existe a necessidade destes professores possuírem um perfil diferenciado, composto por uma forte componente pedagógica adequada a este contexto específico, aliada a uma série de características pessoais positivas, como a flexibilidade, a tolerância, a capacidade de comunicação e um relacionamento interpessoal de elevado nível. Os dados também revelam que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógicodidáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especificidades das próprias línguas.
The work we developed was intended to characterize the way Cursos de Educação e Formação (CEF), (Education and Training Courses), language teachers define their pedagogical-didactic profile; how they lead and develop the teaching and learning process and how they proceed to the evaluation of that process. To achieve these goals, the study focused on the Group of CEF language teachers of CED de Pina Manique of Casa Pia de Lisboa, I.P., an institution dedicated to the vocational education, that is characterized by possessing a multicultural population, with socio-economic problems and in the risk of social exclusion. Placing us in a frame of a constructivist paradigm, we resorted to a qualitative oriented approach stressing on revaluation of the "person" as a subject of knowledge able to reflect, to rationalize, to communicate and to interact. To aim this, we held semi-structured interviews to all CEF language teachers of the institution and subsequently proceeded to their content analysis. In addition, we have recourse to the direct observation of some of these teachers’ lessons and to the analysis of documents of the institution. From data analysis and interpretation we concluded that, in fact, there is a need for these teachers to have a differentiated profile, consisting of a strong pedagogical component befitting this particular context, combined with a series of positive personal characteristics such as flexibility, tolerance, communication skills and an interpersonal relationship of high level. The data also reveal that there is a need to adapt pedagogical-didactical practices to this type of particular contexts, especially in foreign languages, taking in account both the characteristics of the learners and the specificities of the languages themselves.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentda à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2982
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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