Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2981
Título: Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógica
Autor: Carlos, Ana Paula
Orientador: Seabra, Filipa
Palavras-chave: Ensino profissional
Cursos profissionais
Diretor de curso
Liderança
Gestão
Curriculum
Professional courses
Leadership and middle management
Course director
Profile
Data de Defesa: 2013
Citação: Carlos, Ana Paula - Diretores de curso [Em linha] : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógica. Lisboa : [s.n.], 2013. 164 p.
Resumo: O presente trabalho de investigação situa-se no contexto do alargamento da oferta educativa dos cursos profissionais do ensino secundário às escolas secundárias da rede pública em que o diretor de curso se constitui ator fundamental para o funcionamento e sucesso destes cursos. A direção de curso é um cargo de gestão pedagógica intermédia, com responsabilidades dentro e fora do contexto escolar. O protagonismo das lideranças intermédias, em relação ao currículo, exige um trabalho de parceria entre os diferentes atores educativos no que diz respeito à sua operacionalização. A importância crescente atribuída às lideranças intermédias, sobretudo no que respeita à operacionalização dos cursos profissionais nas escolas sustenta a pertinência do presente estudo. Procurámos, por isso, conhecer as perspetivas dos docentes dos cursos profissionais de uma escola secundária, do seu diretor e de um grupo restrito de diretores de curso acerca dos perfis que os diretores de curso apresentam enquanto detentores de cargos de liderança intermédia e as suas práticas de gestão curricular e pedagógica nos cursos profissionais. Este trabalho procura, a partir das diferentes perspetivas, caracterizar o(s) perfil (is) do diretor de curso, partindo da definição legal, mas também das perspetivas de diretores de curso, de professores e do diretor da escola. A atual investigação é um estudo de caso que aborda simultaneamente uma metodologia qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos junto de docentes através de inquéritos por questionário e por entrevista efetuados numa escola do distrito de Faro. Os resultados evidenciaram perspetivas comuns no perfil do diretor de curso que deve ter capacidade organizativa, persistência, dedicação, paciência e ainda, a capacidade de conciliar e de mobilizar. A habilidade para mediar as interações entre a escola e as instituições económicas e sociais da região é destacada como essencial ao diretor de curso que é perspetivado como um professor desejavelmente profissionalizado e experiente, dinâmico e pragmático. Dada a natureza exploratória deste estudo, requerem-se investigações posteriores que permitam aprofundar o seu âmbito.
This research work is in the context of enlargement of the educational offer of professional courses in secondary education in the public secondary schools. The course director is a crucial actor to the operation and success of these courses. The direction of this course is an intermediate position of pedagogical management, with responsibilities inside and outside the school context. The intermediate leadership´s protagonism, in what refers to the curriculum, requires a partnership between the different educational actors in what is concerned to its operation. The growing importance assigned to intermediate leadership, especially in what concerns to the operation of professional courses in schools, supports the relevance of this study. We sought, therefore, to know the perspectives of teachers of vocational courses of a school, its director and a selected group of directors of course about the profiles that the directors of course present while possessors of intermediate leadership's positions and their management practices in curriculum and pedagogical in professional courses. This work attempts, from different perspectives, characterize the profile (s) of the course director, based on the legal definition, but also the prospects of directors of the course, teachers and the school principal. The current research is a case study that addresses both a qualitative and quantitative methodology. Data were collected from teachers through questionnaire surveys and interviews conducted by a school in the district of Faro. The results showed common perspectives in the profile of the course director that must have organizational skills, persistence, dedication, patience and further the ability to reconcile and to mobilize. The ability to mediate interactions between the school and the economic and social institutions of the region is highlighted as essential to the course director who is expected to be a professionalized and experienced teacher, dynamic and pragmatic. Given the exploratory nature of this study, further investigation is required to allow further its scope.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2981
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DC_PERSPETIVAS_PERFIL_práticas de liderança_AC.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.