Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2974
Título: O uso do blog para formação de professores em escolas públicas de São Paulo - Brasil
Autor: Zimmer, Josete Maria
Palavras-chave: Tecnologia da educação
Blog
Formação de professores
Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino público
Questionários
Análise de dados
Qualidade de ensino
Brasil
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Zimmer, Josete Maria - O uso do blog para formação de professores em escolas públicas de São Paulo - Brasil [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-9
Resumo: Este relato traz uma experiência sobre a criação e manutenção de blogs interdisciplinares em escolas públicas do Estado de São Paulo, no período em que a autora atuou como Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE). A criação dos blogs esteve atrelada ao projeto pedagógico e às atividades desenvolvidas em todos os níveis de ensino da unidade escolar. Primeiramente foi elaborado um questionário e distribuído via e-mail para os professores responderem ou em casa ou em horário destinado às atividades pedagógicas na escola. O objetivo do questionário foi de Identificar as facilidades e dificuldades dos professores para melhor utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação integradas ao projeto pedagógico da escola, em especial o uso do blog. O questionário distribuído foi elaborado com 08 questões objetivas para serem respondidas no máximo em 15 minutos. A resposta ao questionario traria contribuições para o enriquecimento da prática pedagógica dos professores. O questionário foi elaborado e distribuído pelo Google Docs e 65% dos professores responderam as questões abertas e fechadas. As respostas foram tabuladas e apresentadas em forma de tabelas e gráficos na reunião pedagógica da escola. Foram apresentados pontos positivos e negativos encontrados e avaliados, de modo a gerar reflexões e novos desafios. A abordagem teórica para o estudo foi fundamentada na teoria “sócio-interacionista” baseada em Vygotsky, segundo a qual, a aprendizagem ocorre através das interações do sujeito com o meio e com o outro. A pessoa é vista como alguém que transforma e é transformada nas relações produzidas em uma determinada cultura. Nesta perspectiva teórica foi possível realizar o trabalho junto aos professores. Também houve apoio teórico na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996), no sentido de promover a autoria entre os professores no intuito de fazer o mesmo com os estudantes a fim de educar para a “intervenção” no mundo. Tendo o blog como um espaço de intercâmbio e colaboração, que pode ajudar a diminuir o isolamento de escolas distantes; que pode aumentar as possibilidades de convívio e socialização entre alunos e professores, e, também, servir de suporte para diversos projetos da escola, e entre escolas, pensou-se em adotá-lo como meio de divulgação, registro das atividades e ações relacionadas aos às várias práticas pedagógicas da escola (Gomes (2005). Partindo de outros estudos sobre o uso dos blogs na educação e das respostas trazidas pelos professores, considera-se que as ferramentas da internet, em geral, e o blog, em particular, podem ser mais um recurso para a aprendizagem de qualquer conteúdo ou área do conhecimento. Ousa-se dizer que é possível e desejável que o professor se aproprie dessas novas ferramentas, a fim de ser um (a) mediador (a) de novas práticas pedagógicas, que privilegiem a aprendizagem de conteúdos relacionados ao cotidiano, e vivências dos estudantes. Acredita-se que as práticas que ocorrem fora dos muros da escola preparam os estudantes para viverem em sociedade. Essas práticas também são bastante significativas para a formação de uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida. Eis aqui mais um grande desafio para os professores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2974
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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