Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2973
Título: Tecnologias, novos letramentos e formação de professores: um estudo em comunidades de coaprendizagem
Autor: Rabello, Cíntia Regina Lacerda
Haguenauer, Cristina Jasbinschek
Okada, Alexandra
Palavras-chave: Tecnologia digital
Comunidades virtuais
Formação contínua
Formação de professores
Tecnologia da informação e comunicação
Metodologia
Análise de dados
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Rabello, Cíntia Regina Lacerda; Haguenauer, Cristina Jasbinschek; Okada, Alexandra - Tecnologias, novos letramentos e formação de professores [Em linha]: um estudo em comunidades de coaprendizagem. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8
Resumo: Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, situa-se na interface da Linguística Aplicada com a Educação, particularmente no contexto das novas tecnologias e das transformações que elas trazem para a sociedade e cultura contemporâneas. Nesse sentido, o estudo visa contribuir para a formação de professores no cenário emergente da inserção massiva das TICs (Tecnologias na Informação e da Comunicação) na educação a partir de uma proposta de construção de uma comunidade de coaprendizagem online na formação continuada de professores voltada para a apropriação críticas das TICs e o desenvolvimento de novas competências e letramentos necessários para a educação no século XXI. Tendo como contexto da pesquisa a Sociedade em Rede (CASTELLS, 2008) e a cibercultura (LÉVY, 2010) e reconhecendo o potencial das tecnologias digitais, principalmente aquelas da Web 2.0, no que diz respeito às possibilidades de comunicação, interação, compartilhamento e colaboração entre indivíduos dispersos temporal e geograficamente construindo verdadeiras comunidades de aprendizagem, a pesquisa propõe a criação de uma estratégia de aprendizagem em rede baseada nos conceitos de diálogo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1959/2010), interação (VYGOTSKY, 1930/1998; 1926/2001), coaprendizagem (BARROS; OKADA; KENSKI, 2012; OKADA e BUJOKAS, 2012; OKADA et. al., 2012) e inteligência coletiva (LÉVY, 2010) bem como a promoção de práticas de novos e múltiplos letramentos (CERVETTI ET al., 2006; CAZDEN, et al., 1996; KELLNER, 2000; STREET, 2003, LUKE, 2000; BUZATO, 2006, FREITAS, 2012) de forma que os professores sejam capazes de se apropriarem criticamente das tecnologias digitais e promoverem essas práticas em processos de ensino e aprendizagem com TICs. A pesquisa compreende três etapas: (1) identificação dos novos letramentos e competências docentes que se fazem necessários na cultura digital; (2) caracterização e implementação da estratégia de coaprendizagem em rede voltada para a formação de professores na promoção da apropriação crítica das TICs e no desenvolvimento de múltiplos letramentos e (3) análise e identificação das contribuições e limitações da estratégia de coaprendizagem em rede na real apropriação crítica das TICs e práticas de novos letramentos. Este trabalho apresentará resultados parciais da primeira etapa da pesquisa relativos às novas competências docentes e letramentos necessários para a utilização das TICs na educação contemporânea, frutos de uma pesquisa desenvolvida dentro de uma comunidade de coaprendizagem e coinvestigação com pesquisadores do Brasil, Portugal e Reino Unido. A metodologia de pesquisa abrange revisão de literatura de artigos e relatórios internacionais a fim de elencar e definir as novas competências necessárias para a aprendizagem no século XXI bem como os novos e múltiplos letramentos que emergem no contexto da cibercultura. Dessa forma, o estudo visa contribuir para o desenvolvimento de novos letramentos e competências docentes na utilização das TICs na educação desencadeando um processo de mudança na formação continuada de professores. A construção de uma comunidade de coaprendizagem busca direcionar o foco da formação para o professor e não para a tecnologia, como tem acontecido frequentemente em programas de capacitação docente, empoderando professores na utilização da tecnologia em suas práticas pedagógicas em processos de ensino e aprendizagem inovadores em consonância com as demandas emergentes do mundo contemporâneo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2973
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias, novos letramentos e formação.pdf515,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.