Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2972
Título: Uso de espaço colaborativo virtual no IUSC I e a teoria dos estilos de aprendizagem: um relato em construção
Autor: Ribeiro, Renato Antunes
Palavras-chave: Ensino virtual
Elearning
Trabalho colaborativo
Plataforma Moodle
Métodos de aprendizagem
Tutoring
Estudo de casos
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Ribeiro, Renato Antunes - Uso de espaço colaborativo virtual no IUSC I e a teoria dos estilos de aprendizagem [Em linha]: um relato em construção. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8
Resumo: Este relato debruça-se sobre o Programa Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP), que trabalha na perspectiva do princípio pedagógico da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no contexto da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município de Botucatu/SP e no contexto educacional da FMB, no que tange à experiência do uso de tecnologias no ensino da disciplina IUSC I, no primeiro semestre de 2013, aos primeiro-anistas dos cursos de medicina e enfermagem.Este relato tem sua base teórica na concepção de educação como construção coletiva, no qual se inclui o saber dos profissionais e da população, a partir da discussão das raízes dos problemas de saúde nos moldes de um processo político e dialógico que possibilite a reflexão sobre a realidade social e a sua transformação.O presente relato compõe estudo preliminar de projeto de mestrado, que foca-se na experiência de espaços de colaboração virtual (Plataforma Moodle, grupo de e-mails e rede social facebook) a serem usados pelos alunos do IUSC I, como uso integrado de tecnologias de educação e comunicação a distância. Investiga-se a eficácia dos multimeios midiáticos como subsídios alternativos, dinâmicos, estratégicos e transdisciplinares de disseminação e democratização de saberes. O arcabouço teórico pretendido para o estabelecimento da diferença entre a situação inicial e a situação-objetivo da hipótese estudada, ou seja, vivências e resultados do uso da tecnologia de educação e comunicação a distância como ferramenta para a formação de profissionais de saúde, será a Teoria dos Estilos de Aprendizagem.Para tanto, esse estudo principiou pelo oferecimento, aos docentes do IUSC I, no primeiro semestre de 2013, de encontros para familiarização com os citados ambientes virtuais e apresentação das possibilidades de suas respectivas aplicabilidades e funcionalidades no processo de ensino-aprendizagem aos primeiro-anistas dos cursos de Medicina e Enfermagem da FMB-UNESP.Composto por três módulos temáticos aplicados durante o semestre de duração do curso, o IUSC I é constituído por 10 professores, que aceitaram colaborar com esta pesquisa, a partir do uso de multimeios didáticos na aplicação de suas atividades de curso. Pactuou-se o uso do Moodle no módulo Atenção Primária à Saúde, do grupo de emails no Estudo de Território e Necessidades em Saúde e no Facebook no A Criança e sua Família. O relato deste trabalho debruça-se sobre o uso da plataforma Moodle no módulo Atenção Primária à Saúde.Os encontros entre pesquisador e docentes envolveram tutoria do pesquisador a cada um dos professores, com ambientação, treinamento e criação de ambientes de curso no Moodle, de forma elucidativa e descontraída. Ao término desses encontros, conquistou-se 100% de adesão dos docentes no uso do Moodle, atestada pela alimentação contínua de seus cursos em ambientes virtuais. Pactuou-se avançar o uso do Moodle no próximo módulo do IUSC I, para o empoderamento de suas aplicabilidades e funcionalidades pelos professores. Paralelamente à preparação dos docentes do IUSC I para o uso do Moodle, começou-se a aplicação do questionário de Estilos de Aprendizagem aos alunos matriculados na referida disciplina, no intuito de investigar a aplicação desta Teoria na potencialização dos processos de pesquisa, de produção e de conhecimento coletivo.Até o presente momento, o pesquisador encontra-se na fase de coleta de dados.Desta forma, este relato debruça-se sobre início de investigação do uso de espaço colaborativo virtual por docentes e alunos do IUSC I, cujas atividades de fomento à interação e aprendizado serão norteadas pelos Estilos de Aprendizagem. Tal análise integra-se à premissa do Programa IUSC quanto à mudança das práticas sanitárias voltadas à efetivação do SUS, compreendendo-se que a formação de profissionais da saúde deve pautar-se no processo de trabalho coletivo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2972
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Uso de espaço colaborativo.pdf459,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.