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Título: A internet no laboratório de química : inovação com recurso às tecnologias
Autor: Costa, Henriqueta Silva
Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Estratégia de Lisboa
Tecnologia da informação e comunicação
Internet
Motivação do aluno
Ensino da química
Trabalho colaborativo
Salas de aula
Estudo de casos
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina - A internet no laboratório de química [Em linha] : inovação com recurso às tecnologias. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-8
Resumo: Na Estratégia de Lisboa, a União Europeia definiu alguns objectivos, entre eles a redução do abandono escolar precoce e o aumento do número de jovens de concluem o ensino secundário. De entre os vários objectivos estratégicos definidos, salientamos alguns que exigem dos professores necessárias mudanças de abordagem do ensino. O objectivo 1.3. refere a necessidade de assegurar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação a todos promovendo, no objectivo 1.5. a optimização da utilização dos recursos. Também o 2º objectivo estratégico da Estratégia de Lisboa aborda a inovação pretendendo, no seu ponto 2.1. a promoção de um ambiente de aprendizagem aberto e salientando, no ponto 2.2., a necessidade de tornar a aprendizagem mais atractiva aos alunos. Num momento em que a vida dos jovens é dominada pelas tecnologias, estas são parte do seu quotidiano pelo que a sua utilização na sala de aula é também uma forma de explorar com os alunos a relação entre a sua vida fora da sala de aula e as suas aprendizagens escolares. Este trabalho é baseado em dados recolhidos no decurso da investigação para a tese de doutoramento em Educação, Especialidade de Liderança Educacional. Pretende-se, com o nosso trabalho, identificar inovações pedagógicas com recurso às tecnologias e caracterizar as práticas educativas. Ao longo do nosso trabalho de investigação trabalhámos com professores das disciplinas da área de ciências que lecionavam aos cursos de natureza profissionalizante com equivalência ao ensino secundário em três escolas da Região Autónoma da Madeira. Um dos instrumentos de recolha de dados utilizado na nossa investigação foi a observação de aulas em que os professores consideravam ter utilizado, de forma inovadora, as tecnologias. De entre as várias aulas assistidas, podemos destacar uma aula em que a internet foi utilizada de forma inovadora e proveitosa no desenvolvimento das tarefas. Foi uma aula de física e química em que os alunos desenvolveram uma atividade experimental com suporte na web. Esse suporte ocorreu antes da realização da atividade experimental, no decurso da atividade experimental e no final da atividade. O recurso à internet foi promovido pelo professor e o envolvimento dos alunos na tarefa mostrou-se elevado denotando-se o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre os alunos ao longo da realização da atividade proposta. Pretende-se, neste poster, apresentar esta atividade inovadora, com recurso à web, desenvolvida no âmbito de uma disciplina cujas aulas decorrem exclusivamente em regime presencial. Iremos salientar as vantagens e inconvenientes deste processo bem como a forma como professores e alunos conseguiram, da melhor forma, aproveitar esta experiência diferente.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2971
ISBN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

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