Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2970
Título: Educação física infantil e anos iniciais: o desafio da formação continuada à distância
Autor: Jaeger, Angelita Alice
Hatje, Marli
Palavras-chave: Educação física
Criança
Ensino a distância
Physical education
Child
Distance learning
III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Data: Dez-2013
Editora: Universidade Aberta
LE@D
Citação: Jaeger, Angelita Alice; Hatje, Marli - Educação física infantil e anos iniciais [Em linha]: o desafio da formação continuada à distância. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16
Resumo: O Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais na modalidade à distância é inédito no Brasil. Direcionado para professores com graduação em Educação Física, Pedagogia e áreas afins busca promover a formação continuada daqueles que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, privilegiando uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação da criança, principalmente, os que consideram o movimento humano como um meio educativo. Busca também considerar temas emergentes que constituem a sociedade e despontam como desafios no cotidiano escolar, os quais devem fazer parte da formação continuada de todos os educadores que se preocupam com a formação integral dos seus educandos. O Curso está em sua primeira edição e conta com o financiamento integral da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior, sendo ofertado gratuitamente para 150 professores de 5 cidades do estado do Rio Grande do Sul, compreendendo uma turma de 30 alunos em cada cidade polo. Conta com a participação de 11 docentes altamente qualificados, sendo 2 na Coordenação de Curso e Tutoria e 9 envolvidos na preparação do material pedagógico e, respectivo acompanhamento na realização das atividades solicitadas nas disciplinas disponibilizadas via Plataforma Moodle. Além disso, 12 Tutoras são responsáveis pela mediação entre os recursos e as atividades disponibilizadas on-line e o retorno dos estudos produzidos pelos alunos do curso. A estrutura curricular é composta de 9 disciplinas que totalizam 360 horas a serem cumpridas no decorrer de 2 semestres. Para obter a diplomação, os estudantes têm até o 18º mês de formação continuada para apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso que consiste na elaboração de uma investigação acerca da Educação Física Infantil.
The Specialization Course in Physical Education for Children at distance is unheard of in Brazil. The course is intended for teachers with a degree in Physical Education, Pedagogy, and related fields. It seeks to promote the continuing education of those who work in Early Childhood Education and the early grades of Elementary School. The goal is to give the participant an interdisciplinary and global privileged view of the aspects that permeate the Early Childhood Education, especially teachers who consider human movement a way of education. The course addresses emerging issues which constitute the society, are considered a challenge in school life and are part of the continuous education of all educators who care about the education of their students. The course is in its first edition and has full funding from CAPES - Coordination of Improvement of Higher Education. It is offered free of charge to 150 teachers from 5 cities in the state of Rio Grande do Sul and comprises a group of 30 teachers in each polo city. The course includes the participation of 11 highly qualified teachers. Two teachers are in the Coordination of the Course and Tutoring and nine are involved in the preparation of teaching materials with the monitoring of the performance of the activities required in the courses available via Moodle Platform. In addition, 12 Tutors are responsible for mediating the resources and activities available on- line and the return of the studies produced by the students of the course. The curriculum consists of nine courses totaling 360 h to be taken along two terms. To get the diploma students must submit an End of Course Work consisting of the preparation of an investigation about Physical Education for children which should be held until the 18th month of the continuing study.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2970
ISSN: 978-972-674-738-3
Aparece nas colecções:LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Comunicações congressos, conferências, seminários / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação física infantil.pdf363,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.