Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2947
Título: A festa a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa : o valor da cultura de um povo, a força da sua identidade, coesão social e economia da cultura perante a era da globalização
Autor: Francisco, Helena Maria de Matos Gregório Vicente
Orientador: Ribeiro, José da Silva
Palavras-chave: Etnografia
Etnologia
Costumes e tradições
Culturas populares
Festas populares
Festas religiosas
Rituais
Lousa
Data de Defesa: 11-Dez-2012
Citação: Francisco, Helena Maria de Matos Gregório Vicente - A festa a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa [Em linha] : o valor da cultura de um povo, a força da sua identidade, coesão social e economia da cultura perante a era da globalização. [S.l.] : [s.n.], 2012. 227 p.
Resumo: O grande objetivo deste trabalho, do ponto de vista antropológico, consiste em fazer chegar a um público geral o resultado de todas as investigações relacionadas com o conjunto de práticas performativas e comportamentos rituais próprios da aldeia da Lousa no distrito de Castelo Branco. Estudamos, por isso, um contexto específico, uma festa realizada todos os terceiros domingos de Maio, condição premente desde a data a que remonta uma lenda que justifica a sua realização. Neste caso específico de estudo, a vida quotidiana da Lousa apresenta-se à margem destes rituais que congregam o corpo comunitário uma vez por ano. Essa festa envolve um conjunto de práticas distintas de carácter religioso e pagão. Estes dois elementos fundem-se num só, onde o objetivo primeiro é presentear a Santa padroeira por um favor concedido em tempos áureos relacionado com a referida lenda. Todas estas práticas pautam-se por um tom profundamente religioso e ritualista pouco usual no nosso país. A tese relata a experiência prática de um grupo de cidadãos que teimam em manter viva a tradição, seguindo fielmente o que lhes foi ensinado e transmitido através do tempo, estabelecendo, assim, uma relação entre o seu padrão identitário, e a valorização da sua cultura, que passa por uma perspetiva espontânea e natural, por assim dizer, para uma perspectiva Cultural. Estudar estes rituais é perceber a comunidade na sua essência e fora dos padrões comuns, é entendê-la associada a um modo de vida mais puro que existiu e que ainda teima em subsistir. Assim, consideramos pertinente referir que a nossa preocupação passa por colocar em evidência para futura reflexão o risco de se perderem estas práticas locais, face a um pensamento dominante e homogéneo. Atravessamos, assim, uma fase profundamente materialista fazendo com que os interesses economicistas dominem todas as tendências existencialistas e todos os setores sejam, inevitavelmente, afetados por este novo modo de pensar, nomeadamente a cultura.
The great object, on the anthropological point of view, of this work is aiming to reach a general audience, the result of all investigations related to the set of the performativity practices and behaviour rituals of the village of Lousa, in Beira Baixa. Therefore, it was studied a specific context, a festivity that takes place every third Sunday in May, preeminent condition since the date that goes back to a legend that justifies its implementation. In this particular study case, the daily life of Lousa presents the margin of the body rituals that congregate community once a year. This festival involves a distinct set of practices of religious and pagan character. These two elements unite into one, where the primary objective is to present the patron saint for a favor granted in the heyday relationship with the legend. All these practices pass a deeply religious and ritualistic tone unusual in our country. The thesis reports the experience of a group of citizens who insist in keeping alive the tradition, faithfully following what was taught and transmitted to them through time, thereby also establishing a relationship between their standard of identity, and appreciation of their culture, making the passage of a spontaneous and natural perspective, so to speak, for a cultural perspective. Studying these rituals is to understand the Community in its essence and out of the common patterns associated to a pure way of life that existed and still persists. So, we consider essential to mention that our concern is to take to evidence, for future consideration, the risk that these local practices are exposed in this times of unifying global thinking. The World goes through times paying significant importance to materialism, with economical interests dominating everything from the mere existence of human being, passing through human thought, to affecting culture in its more primordial object.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2947
Aparece nas colecções:Mestrado em Relações Interculturais / Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI

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