Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2932
Título: A autonomia de escola e o plano anual de atividades
Autor: Patrício, Manuel José Monteiro
Orientador: Moreira, Darlinda
Palavras-chave: Autonomia
Escola
Agrupamento de escolas
Plano de atividades
Gestão de estabelecimentos de ensino
Organização escolar
Projeto Educativo de Escola
Autonomy
Annual plan of activities
Educational project of school
School management
Data de Defesa: 2013
Citação: Patrício, Manuel José Monteiro - A autonomia de escola e o plano anual de atividades [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 132 p.
Resumo: Com estre trabalho procurámos caraterizar a autonomia de um Agrupamento de Escolas, não tanto como uma expressão de vontade mas antes como um dado objetivo e real. Para isso centrámos a nossa pesquisa num documento, tantas vezes desvalorizado, mas, a nosso ver, importantíssimo na definição dessa autonomia: o Plano Anual de Atividades. Efetivamente este documento é, ou devia ser, o elemento decisivo na transformação em ato da autonomia, isto é, na demostração de como a autonomia se carateriza no dia-a-dia da organização e na vida quotidiana dos elementos da mesma. Para a recolha de dados considerámos ser fundamental a perceção que o líder organizacional tinha dessa mesma autonomia pelo que o trabalho se centrou na realização de uma entrevista ao Diretor desse Agrupamento. Na análise dos dados foram definidos dois eixos: um centrado na descrição dos procedimentos e outro na procura de elementos caraterizadores da autonomia. Relativamente a este último foram definidas as seguintes categorias de análise: adaptabilidade das ações, multiplicidade das respostas, a evolutividade dos processos e a responsabilização dos intervenientes. As conclusões levam-nos a confirmar a opinião de Barroso (2005) de que a autonomia, na situação de implementação e definição em que atualmente de encontra, se expressa como uma realidade construída de e para professores dentro de um quadro legal estatal, estrito, deixando de parte os restantes interessados no processo: os alunos, os pais e a envolvente económica e social.
With this work we aim to characterize the autonomy of a group of schools (Agrupamento), not so much as an expression of will but more as a real and objective situation and data. For these propose we focused our research on a document, often undervalued but, in our view, high important in the definition of this autonomy: the Annual Plan of Activities. Effectively this is, or should be, the decisive document in the transformation of schools in action of autonomy, this is, the demonstration of how it is characterized in the day-to-day of the organization and the daily lives of its elements. For data collection we considered essential the perception that the organizational leader had of this same autonomy and so the work focused on conducting an interview with the Director of that Agrupamento. In the data analysis we defined two axes: one centered on the description of the procedures and another in the search for characterizing elements of autonomy. The latter were defined as follows: adaptability of the activities, the multiplicity of answers, evolitibility of processes and accountability of action. The conclusions lead us to confirm the opinion Barroso (2005) that autonomy at this stage is expressed as a constructed reality by and for teachers within a strict legal state framework, leaving aside the other stakeholders in the process: students, parents and the social and economic environment.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2932
Aparece nas colecções:Mestrado em Administração e Gestão Educacional / Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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