Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2879
Título: A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superior
Autor: Moreira, J. António
Almeida, Ana Cristina
Palavras-chave: Blended learning
Comunidades de aprendizagem
Ensino superior
Communities of inquiry
Higher education
Data: 2011
Editora: Instituto de Educação - Universidade do Minho
Citação: Moreira, J. António; Almeida, A. Cristina - A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superior. In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 7, Braga, 2011 - "Conferência Internacional...[Em linha] : actas". Braga: [s.n.], 2011. ISBN 978-972-98456-9-7. p. 1655-1658
Resumo: Em tempos de profundas transformações sociais, económicas e culturais e vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de redefinir pedagogia, também, no Ensino Superior. O enfoque nas competências e o apelo à mobilidade pelo Processo de Bolonha convidam a um paradigma educacional que privilegie novas formas de pensar, desenvolver e avaliar os processos de formação centrados no estudante e nas suas estratégias de autorregulação e domínio de ferramentas mediatizadas pelas oportunidades tecnológicas e reflexividade em parceria, sob supervisão dos professores facilitadores da aprendizagem. Este trabalho visa, pois, ilustrar a operatividade de modelos em blended learning, analisando o impacto de novos cenários de aprendizagem na criação de comunidades, de aprendizagem baseada em problemas. Para tal, exploramos relações possíveis entre modalidades de ensino presencial e online, em que a relação pedagógica estabelecida face-a-face é confrontada com a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de investigação.
When there are profound social, economic and cultural changes and rapid evolution of information and communication technologies we are faced with the need to redefine pedagogy in higher education. The focus on skills and appeal to mobility subscribed by the ways of thinking, develop and evaluate training processes, student-centred and fostering its self-regulation and mastery of tools influenced by technological opportunities and refection in partnership, under the supervision of teachers and facilitators of learning. This work aims illustrate the operativity of models in blended learning, analyzing the impact of new scenarios in creating learning communities, problem-based. To this end, we explore possible relations between modalities of presencial and on-line teaching, in which the pedagogical relationship established face-to-face is compared with the generation of virtual communities of learning and inquiry.
Descrição: VII Conferência Internacional de TIC na Educação, realizada em Braga
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2879
ISBN: 978-972-98456-9-7
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13. A Configuração...Challenges2011.pdf95,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.