Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2830
Título: Conhecer para aprender : o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem
Autor: Goulão, Fátima
Palavras-chave: Aprendizagem
Aprendentes adultos
Metacognição
Calibração
Data: 2013
Editora: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)
Citação: Goulão, Fátima - Conhecer para aprender [Em linha]: o papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 25 (2013), p.3-16
Resumo: A aprendizagem de conteúdos formais é um processo complexo, devido aos inúmeros factores que se entrecruzam. Esta complexidade pode advir do contexto, dos conteúdos, dos processos, assim como, de factores inerentes à pessoa. Aprender exige que o aprendente dê um significado funcional às suas aprendizagens. É necessário que ele tome consciência da sua estrutura, da sua importância e, sobretudo, da sua utilidade. Esta consciencialização dos processos, através dos quais o aprendente exerce o controlo ou auto-regulação da atividade quando resolve um problema, é extremamente pertinente, para uma verdadeira aprendizagem, e permite uma maior transferibilidade não só de conhecimentos, mas também de competências. É no contexto da tomada de consciência dos processos em jogo, numa situação de aprendizagem que podemos encontrar o conceito de calibração e o seu impacto, no conhecimento das estratégias metacognitivas utilizadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2830
ISSN: 1647-032X
Versão do Editor: http://issuu.com/cinep/docs/25_-_cadernos_de_pedagogia_no_ensin
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CINEP.pdf30,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.