Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2821
Título: De que forma os docentes de matemática avaliam os seus alunos? : um estudo no âmbito do ensino básico
Autor: Figueiredo, Maria de Lurdes Martins da Costa Batista
Palavras-chave: Ensino básico
Ensino das matemáticas
Avaliação
Método de avaliação
Critério de avaliação
Mathematics learning assessment
Assessment criteria
Assessment disclo-sure
Assessment functions
Assessment tools
Data de Defesa: 2013
Citação: Figueiredo, Maria de Lurdes Martins da Costa Baptista - De que forma os docentes de matemática avaliam os seus alunos? [Em linha] : um estudo no âmbito do ensino básico. Lisboa : [s.n.], 2013. 161 p.
Resumo: A avaliação das aprendizagens dos alunos tem sido nos últimos tempos um tema muito discutido em Educação, nomeadamente os resultados escolares na disciplina de Matemática. Os atuais documentos curriculares nacionais e internacionais recomendam uma avaliação ao serviço das aprendizagens, articulando as modalidades de avaliação, proporcionando situações de aprendizagem diversificada e apropriada aos novos públicos escolares cada vez mais heterogéneos. No último Decreto-Lei n.º139/2012, de 5 de julho, que estabelece a nova organização Curricular do Ensino Básico e Secundário, refere a avaliação das aprendizagens como um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. Não obstante, a avaliação deve utilizar os instrumentos necessários e adequados aos seus objetivos dando enfoque aos critérios de avaliação da disciplina e aos instrumentos utilizados na prática pedagógica, os quais deverão ser apropriados pelos alunos. A presente investigação foi desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 e envolveu os professores de Matemática, e alunos de diferentes percursos formativos, de uma Escola de Lisboa. O principal objetivo consistiu em conhecer de que forma os professores de Matemática avaliam os seus alunos e qual a perceção destes sobre a sua avaliação considerando as duas questões como relevantes para a compreensão do processo de avaliação em educação. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza, qualitativa interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação naturalista, a entrevista semiestruturada a análise documental e o inquérito por questionário. Este estudo revelou que as conceções dos professores de Matemática sobre a avaliação das aprendizagens configuram a sua ação pedagógica, crucial para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e a sua articulação com a avaliação. Todavia, as orientações legislativas estão sempre presentes nas decisões tomadas no grupo discipli-nar. Independentemente do seu percurso formativo, os alunos percecionam a avaliação como significativa quando esta lhes permite aprender e reconhecer as suas dificuldades.
The assessment of students learning abilities has been recently a very debated issue on educational system, namely the Mathematics school results. The current national and international curricula documents demand a learning assessment, linking assessment characteristics, providing different and appropriate learning situations to the heterogeneity of classes which seem to be more and more meaningful. The legislation Decreto-Lei n.º139/2012, 5ft July, which promotes the new curriculum organization for elementary and secondary school, refers the learning assessment as a regulating process for teaching, guiding the education system and checking the achieved knowledge’s and all the abilities developed by the students.. Nevertheless, the testing should use the helpful and appropriate frameworks to achieve the goals by focusing in the subject criteria assessment and the tools which are carefully chosen to the students teaching practice. We intend during the school year 2012/2013 in a school of Lisbon, the Mathematics teachers and students of different formative courses were involved in this research and their main goal was to realize how the students are tested by Mathematics teachers and whether they understand the fact as both issues will be relevant for the understanding of school assessment process. Following a qualitative and meaningful research, this study case used a pool of resources for collecting data: by close watching, semi-structured interview, frameworks analysis and quizzes. This essay demonstrated that Mathematic teacher’s conceptions on learning assessment shape their teaching practice which is fundamental to the improving of teaching and learning process and its connecting to assessment. However, legislative guidelines are always essential in subject teaching group decisions. Apart from their school life the students found assessment a useful way when it allows them to learn and realize their learning troubles.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2821
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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