Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2820
Título: Sentido(s) da experiência no ofício de professor : um estudo exploratório
Autor: Ruivo, Isabel Maria dos Anjos Farinha
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Professores
Desenvolvimento profissional
Identidade profissional
Satisfação
Competência
Professionalism
Professional practice
Pedagogical supervision
Data de Defesa: 2013
Citação: Ruivo, Isabel Maria dos Anjos Farinha - Sentido(s) da experiência no ofício de professor [Em linha] : um estudo exploratório. Chamusca : [s.n.], 2014. 178 p.
Resumo: Enquadrada teoricamente pelo estudo do conhecimento profissional docente, do desenvolvimento profissional docente e da profissionalização da profissão de professor, a presente investigação pretende detetar elementos explicativos de como é que a experiência da prática profissional contribui para a profissionalidade docente. Epistemologicamente situada no paradigma qualitativo, esta investigação assume-se como um estudo de caso, sendo o caso a geração de professores que iniciaram a sua carreira profissional entre os anos 80 e 90 do século XX e atingiram a fase da meiacarreira no século XXI, no contexto da mudança societal e educativa; foi utilizado o método do inquérito por entrevista e recorreu-se a uma amostragem não probabilística. Os resultados deste estudo identificam transformações operadas na prática docente que apontam a relação entre a experiência da prática profissional e o desenvolvimento da expertise do professor; os dados analisados revelam a importância da reflexividade e da valorização da aprendizagem permanente para o desenvolvimento profissional e indiciam ainda uma orientação crescente deste desenvolvimento no sentido da assunção consciente da dimensão ética do ato de ensinar. A análise das atribuições causais das transformações operadas no processo de desenvolvimento profissional permite estabelecer fortes relações entre a pessoa e o profissional, assim como identificar fatores favoráveis à prevenção da sedimentação de rotinas. Os resultados obtidos revelam também indícios da transformação da identidade profissional docente, pelo desenvolvimento da capacidade de mudança dos professores e pela alteração das relações profissionais e do contexto organizacional. No âmbito da Supervisão Pedagógica, o presente estudo permite ainda sublinhar a importância do conhecimento dos factores de enquadramento dos professores e destacar a importância do empowerment dos professores para o processo do seu desenvolvimento profissional.
Theoretically framed by the studies on teachers‘ professional knowledge, on teachers‘ professional development and on teaching profession‘s professionalization, the present research aims to detect explanatory elements on how professional practice contributes to teachers‘ professionalism. Epistemologically integrated on the qualitative paradigm of research, this study appears as a case study and it reports to the generation of teachers who started their professional career in between the 80s and the 90s in the XXth century and attained the middle-career phase in the XXIst century, in the context of the social and educational change; in this study, was used the method of survey by interview and a non-probabilistic sample. The results of this study identify transformations occurred in teachers‘ practice that point out the relationship between the professional practice and the development of teachers‘ expertise; the data analysed reveal the importance of reflexivity and of long life learning to teachers‘ professional development and also points to the growing orientation of professional development into the conscious assumption of ethical dimension of teaching. The analysis of the causal attributions of the transformations occurred throughout the professional development process allows to establish a strong relationship between the person and the professional, and to identify favourable factors to prevent professional practice routinisation. The data analysis also shows signs of professional identity transformation, connected to the development of teachers‘ change capacity and to the transformation of professional relationships and of organizational context. In the scope of pedagogical supervision, this study underlines the importance of teachers‘ framework factors knowledge and highlights the importance of teachers‘ empowerment for their professional development.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2820
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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