Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2812
Título: Ambientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal
Autor: Barros, Daniela Melaré Vieira
Spilker, Maria João
Palavras-chave: Ambientes de aprendizagem online
Aprendizagem formal e informal
Educação online
Diretrizes pedagógicas
Web 2.0
TIC
Conetivismo
Data: 1-Abr-2013
Editora: Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia
Citação: Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João - Ambientes de aprendizagem online [Em linha] : contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal. "Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia". ISSN 2236-3858. Vol. 1, Nº 3 (abr. 2013), p. 29-39
Resumo: No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2812
ISSN: 2236-3858
Versão do Editor: http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia03.files.wordpress.com/2013/05/artigo03_2013.pdf
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Barros_Daniela_artigo_2013.pdf812,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.