Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2810
Título: Personal learning environments no contexto virtual de um mestrado em comunicação educacional multimédia
Autor: Bidarra, José
Sousa, Ana Margarida
Grazina, Filomena
Simões, Paula
Azevedo, Paulo
Palavras-chave: Personal learning environments
Ensino/aprendizagem online
Redes sociais
Média digitais
Personal Learning Environment (PLE)
Online teaching/learning
Social networking
Digital media
Data: 2010
Editora: IEEE, Sociedad de Educación
Citação: Bidarra, José [et al.] - Personal learning environments no contexto virtual de um mestrado em comunicação educacional multimédia [Em linha]. In Rodríguez, Manuel Caeiro; Silveira, Ricardo Azambuja; Escudeiro, Paula, eds. - TICAI 2010. [S.l.] : IEEE, Sociedad de Educación, 2010. ISBN 978-84-8158-548-3. p. 67-73
Resumo: Este artigo analisamos a experiência com modalidades de aprendizagem pessoal, baseadas em Personal Learning Environments (PLE’s), inserida no contexto do ensino a distância da Universidade Aberta, em Portugal. Para além dos ambientes pessoais de aprendizagem consideramos igualmente os modelos de exploração das várias tecnologias que foram usadas para efeitos de aprendizagem individual ou em grupo, através da agregação de vários instrumentos de informação e de comunicação. A prática de leccionação no âmbito do mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (MCEM) veio demonstrar que não basta fornecer ao estudante modelos de ensino/aprendizagem pré-formatados, sustentados em ambientes virtuais padrão ou na comunicação educacional do professor, deve ser igualmente facultada a cada estudante a possibilidade de escolher o seu ambiente pessoal de aprendizagem (PLE), agregando as ferramentas e os recursos que melhor se adaptam ao seu estilo de aprendizagem e aos objectivos pessoais.
In this article we reviewed the experience of student choice of learning instruments, based on Personal Learning Environments (PLE's), in the context of distance education at the Portuguese Open University. In addition to PLE's we also considered further exploration of the various technologies that were used for learning purposes, both in individual or group applications, aggregating various instruments of information and communication. The practice of teaching in the context of a master’s program in Educational Multimedia Communication (MCEM) has shown that it is not enough to provide the student with off-the-rack models of teaching/learning, sustained in standard virtual environments or in the set educational communication, and that we should also offer each student the opportunity to choose her/his personal learning environment (PLE), aggregating the tools and features that best fit own learning style and personal objectives.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2810
ISBN: 978-84-8158-548-3
Versão do Editor: http://romulo.det.uvigo.es/ticai/index.php/ticai2010
Aparece nas colecções:Ciências e Tecnologia - Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cap10.pdf142,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.