Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2759
Título: Ensinar matemática através da arte : um incentivo ao gosto pela matemática?
Autor: Alves, Helena Susana Pires
Orientador: Martins, Amílcar
Mendes, Iran Abreu
Palavras-chave: Ensino das matemáticas
Educação artística
Ensino básico
2º Ciclo
Maths
Art
Teaching maths trough art
Students from 5º and 6º years of schooling
Case studying
Data de Defesa: 2013
Citação: Alves, Helena Susana Pires - Ensinar matemática através da arte [Em linha] : um incentivo ao gosto pela matemática?. Lisboa : [s.n.], 2013. 166 p.
Resumo: O presente trabalho de investigação, insere-se na área das Ciências da Educação, sendo o seu campo de estudo o ensino da Matemática através da Arte. Trata-se de um estudo de caso em que são aplicadas estratégias de ensino da Matemática através da Arte em diversas vertentes, sendo, posteriormente, feita uma avaliação do grau de recetividade dos alunos face às estratégias utilizadas. Foram aplicadas estratégias em que a Arte estava presente através da exploração de obras de Arte pré-existentes, tendo sido também aplicadas outras estratégias em que se recorria a técnicas normalmente utlizadas em aulas de artes. Os alunos em causa frequentavam o 2º Ciclo do Ensino Básico. É importante referir, que as idades muito precoces dos alunos em causa dificultaram um pouco o desenvolvimento deste projeto, assim como o facto de haver a necessidade adaptação à organização do trabalho levado a cabo nas escolas em que me encontrava a lecionar e a implementar o projeto. No entanto, considero que a procura por contornar estes obstáculos faz também parte deste trabalho de investigação, uma vez que o seu grande objetivo para mim, enquanto aprendiz constante nesta missão que é a de ensinar, é o permitir-me procurar e encontrar formas de melhorar a minha própria lecionação, que se faz em contexto escolar e com crianças destas mesmas idades. Apesar de se tratar de um estudo de caso, uma vez que implicou a observação relativamente aprofundada de dois grupos de alunos, a metodologia escolhida incidiu de forma muito especial num questionário e respetivo tratamento, lembrando estudos quantitativos. Verificou-se, contudo, uma posterior triangulação com dados de entrevistas, instrumento tradicionalmente mais ligado a metodologias qualitativas. Assim sendo, e não obstante as dificuldades sentidas, creio que foi possível compreender um pouco melhor de que forma a Matemática ensinada desta forma é recebida pelos alunos, numa perspetiva que permite também equacionar uma série de novas questões que se levantaram no decorrer desta investigação, e que gostaria de continuar a trabalhar em futuras investigações.
This research work falls in the area of Education Sciences, having it's field of study located in the area of teaching Maths trough Art. It's a case study in which were applied strategies of teaching Maths trough Art in several different strands. Afterwards, it was evaluated the degree of acceptance felt by students, when confronted with those same strategies. Strategies were applied, in which Maths was taught through Art by using pre-existing artworks, as well as other strategies resorting techniques commonly used in art classes. Targeted students were attending the Second Cycle (5º and 6º years of schooling). It's worth mentioning that the students early ages hampered somewhat the project development, as well as the need to adapt to the school work organization, that had been taking place in the schools where I was teaching and bringing off the project. However, I consider that the demand in order to surpass these obstacles has its own role on this investigation, as it suits my own interests, related with being a constant learner on my teaching mission, since it allows me to search and find better ways to perform my teaching, which is done in school context and with children young aged. In spite of being a case study, as it implied the relatively profound observation of two groups of students, the chosen methodology was focused specially in a questionnaire and its processing, reminding quantitative studies. There was, however, a subsequent triangulation with data coming from interviews, which consists in an instrument traditionally connected with qualitative methodologies. Being so, and regardless the difficulties felt, I think it was possible to understand a little better how Maths taught this way is taken by students, in a way that also allows to equate several new issues that were raised in the work course, that I would like to continue working in future investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2759
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

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