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Título: A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
Autor: Ferreira, António G.
Moreira, J. António
Palavras-chave: Formação de professores
Educação física
Autoestima
Identidade
Physical education
Professors
Self-esteem
Identity
Data: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Coimbra
Citação: Ferreira. António G.; Moreira, J. António - A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal. "Exedra [Em linha] : Revista Científica". ISSN 1646-9526. Nº 4 (2010), p. 65-80
Resumo: A nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar.
Our professional practice in institutions of the formation of teachers on Physical Education, has contributed for a bigger attention with inborn questions to the definition of the teaching identity. In order to study these questions, we developed the present study, looking forward to find out about the structure of teachers of Physical Education. We mean to identify if teachers evaluate while, considering the consequence of the initial formation in the definition of its identity. Appealing to a methodology of qualitative form, this study has been centered in a group of fifteen teachers with distinct initial formations in the Physical Education area in the most known institutions in Portugal. We conclude that teachers, independently of their school of formation and their professional experience, define themselves as good teachers, assuring to possess good pedagogical capacities, looking forward to promote the learning’s and to develop the capacities of the pupils.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2753
ISSN: 1646-9526
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

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