Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2745
Título: A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal
Autor: Moreira, J. António
Ferreira, António G.
Palavras-chave: Educação física
Professores
Identidade
Autoimagem
Physical education
Teachers
Identity
Self-image
Data: Set-2012
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS - Brasil
Citação: Moreira, J. António; Ferreira, António G. - A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal. "Educação & Realidade". ISSN 0100-3143 (Print) 2175-6236 (Online). Vol. 37, Nº 3 (set./dez. 2012). p. 737-759
Resumo: O presente artigo pretende analisar a forma como os professores de Educação Física se percepcionam enquanto docentes. É um estudo que coloca a ênfase na percepção dos sujeitos em questões relativas à construção da sua identidade docente. Situando-nos num quadro de um paradigma não positivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo. O estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas da área da Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação, se definem como exigentes, disciplinadores e metódicos. Verificámos, ainda, que há concepções e actuações diferentes no âmbito do ensino da Educação Física.
This article aims to analyze how Physical Education teachers perceive themselves as instructors. It is a study that emphasizes perception of teachers regarding the construction of their teaching. Placing ourselves in a context of a non- positivist paradigm we resort to a methodology of a qualitative nature. The study focused on a group of fifteen teachers with basic training other than the subject area of Physical Education held in the most remarkable institutions in Portugal. We conclude that teachers, independently of school training are defined as demanding, disciplining and methodical. We also verified that there are different conceptions and actions in teaching Physical Education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2745
ISSN: 0100-3143
2175-6236
Versão do Editor: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E&R_A Auto-imagem.pdf305,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.