Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2739
Título: A importância da educação artística no 1º Ciclo de Ensino Básico : conceção, implementação e avaliação do Projeto Tum-Tum
Autor: Reis, Cláudia Maria Santos
Orientador: Vila Maior, Dionísio
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Educação artística
Ensino da música
Projetos de educação
Data de Defesa: 2012
Citação: Reis, Cláudia Maria Santos - A importância da educação artística no 1º Ciclo de Ensino Básico [Em linha] : conceção, implementação e avaliação do Projeto Tum-Tum . Lisboa : [s.n.], 2012. 183 p.
Resumo: Nesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo da música para a formação integral do indivíduo, compreender se a prática instrumental e o contacto com a música tradicional portuguesa possibilita o desenvolvimento artístico e cultural da criança, perceber o que levou à criação e implementação do Projeto Tum-Tum (PTT), verificar se o funcionamento do projeto está em conformidade com as orientações programáticas da música no 1º ciclo do ensino básico e avaliar e detetar eventuais carências ou incorreções que possam existir. Na primeira parte, pretendemos abordar os conceitos de educação artística, apresentando uma reflexão acerca da importância da mesma no desenvolvimento harmonioso e educacional do ser humano. Paralelamente, pretendemos dar especial atenção à Expressão e Educação Musical, percebendo o seu fundamental contributo para a construção de indivíduos bem formados, cívicos e cultos, incluindo o aprofundamento do currículo, de acordo com as orientações programáticas do ensino da música no 1º ciclo do ensino básico. Além disso, para que possamos avaliar o nosso objeto de estudo, pareceu-nos relevante compreender o conceito de avaliação, especialmente, ao nível da avaliação de projetos. No contexto da presente investigação, o estudo de caso é a abordagem metodológica de investigação adequada a esta questão. Deste modo, o estudo tem por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido na escola EBI da Horta, como exemplo de promoção, criação, desenvolvimento e crescimento cultural da população estudantil do 1º ciclo do ensino básico. Assim, serão participantes deste estudo, as duas docentes dinamizadoras do projeto e o coordenador do grupo disciplinar de Educação Musical da escola em estudo e todos os alunos que frequentam o projeto. No que concerne ao nível de tratamento de dados, iremos utilizar o método quantitativo, operacionalizado através de inquéritos por questionário com perguntas fechadas de escolha múltipla, e o método qualitativo, ao nível dos inquéritos cujas questões são de respostas abertas. Com este estudo prático, pretendemos provar que uma solução encontrada para colmatar as dificuldades acrescidas, nomeadamente, falta de tempo no horário para o ensino das artes, bem como a desproporcionalidade no tempo de ensino, é a criação e implementação de projetos artísticos, como atividades de complemento curricular.
This research seeks to reflect upon music’s contribution toward fully molding the individual, understand the practice of playing a musical instrument and contact with Portuguese traditional music enables a child’s artistic and cultural development, understand what led to the creation and implementation of the Tum-Tum Project, check to see whether the project’s working is in accordance with the music program guidelines in school (grades 1 to 4), and assess and detect any existing needs or inaccuracies. The first part will look at addressing the concepts of artistic education, by presenting a reflection on its importance for the harmonious and educational development of the human being. At the same time, we seek to give particular attention to Musical Expression and Education, by understanding its vital contribution toward molding well-trained individuals who are civic-minded and cultured, including further developing the syllabus, in accordance with program guidelines regarding musical education in grades 1 to 4. Moreover, in order for us to assess the object under study, we deemed it relevant to grasp the concept of evaluation, especially in terms of project evaluation. Within the context of the current research, the case study involves the methodological approach of research suited to this issue. Thus, the study is based on the observation and analysis of the artistic project, as developed at EBI da Horta school, as an example of promotion, creation, development and cultural growth of the student body in grades 1 to 4. In this regard, taking part in this study will be the two teachers driving the project as well as the coordinator of the disciplinary group for Musical Education at the school under study, along with all of the students enrolled in the project. As concerns data processing, we will be using the quantitative method, brought about through inquiries carried out using a questionnaire comprising closed-end, multiple-choice questions, as well as the qualitative method, involving inquiries with open-end questions. With this practical study, we seek to prove that a solution arrived at to offset added difficulties, namely a lack of time in the school schedule for teaching the arts, as well as the disproportionality in the teaching period, involves creating and implementing artistic projects, with activities to supplement the school curriculum.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2739
Aparece nas colecções:Mestrado em Arte e Educação / Master's Degree in Art and Education - TMAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Cláudia_Reis.pdf5,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.