Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2736
Título: Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
Autor: Moreira, J. António
Ferreira, António G.
Palavras-chave: Educação física
Professores
Formação inicial
Exercício profissional
Physical education
Teachers
Professional practice
Initial training
Data: 2012
Editora: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Citação: Moreira, J. António; Ferreira, António G. - Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional. "Revista Portuguesa de Pedagogia". ISSN 0870-418. A. 46-2, Nº Especial (2012), p. 69-90
Resumo: No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.
In this study, we have sought to analyse the representations that teachers from the various schools of Physical Education in Portugal have of the relationship between their initial training and the teaching practice in terms of its adequacy, limitations of training and expectations. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with initial training performed in the most distinguished Portuguese institutions in the 20th century: the National Institute of Physical Education, the Higher Schools of Physical Education, the Colleges of Physical Education of Lisbon and Porto and the Faculties of Sports Sciences and Physical Education. We have concluded that, regardless of their school, teachers feel that their initial training, despite being limited in some very specific areas, has prepared them adequately for practice, and has, in general, met their expectations.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2736
ISSN: 0870-418
Versão do Editor: http://www.uc.pt/fpce/publicacoes/rppedagogia
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Professores de Educação Física em Portugal.pdf120,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.