Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2734
Título: O impacto de ambientes online na perceção de competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental
Autor: Sol, Paulo
Moreira, J. António
Palavras-chave: Competências de aprendizagem
Perceção de aprendizagem
Ambientes online
Blended learning
Learning skills
Perception learning
Online environments
Data: Jul-2013
Editora: Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)- Núcleo de Educação a Distância
Citação: Sol, Paulo; Moreira, J. António - O impacto de ambientes online na perceção de competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental [Em linha]. "Paidei@- Revista Científica de Educação a Distância". ISSN 1982-6109. Vol. 5, Nº 8 (jul. 2013), p. 1-31
Resumo: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Nos tempos atuais, em que às profundas transformações sociais, económicas e culturais se associa a evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de reequacionar os processos de ensinoaprendizagem. Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Físico-Química do ensino fundamental. Participaram na investigação 120 alunos, 60 do ensino público e 60 do ensino particular, do 9.º ano de escolaridade, de duas escolas do distrito de Aveiro- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que ambientes online, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. Verificámos ainda que os alunos do ensino particular apresentação perceções mais positivas dessas competências do que os estudantes do ensino público. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
Can online environments promote learning skills such that basic education students understand them? In current times, in which the profound social, economic and cultural changes further add to the development of information and communication technologies, we are faced with the need to rethink pedagogical processes. This paper examines the impact of new online educational scenarios as to how self-learning skills are perceived. The research covered 120 students, 60 from private school and 60 from public school, 9th year, of two schools in the district of Aveiro, Portugal. At the end of the academic year, students responded to a range of self-learning skills adapted to learning in online environments. The results of the study show that online learning environments, anchored in a design focused on the development of skills and in a teaching model based on the principles of constructivism, autonomy and interaction can be positive in how basic education students perceive learning skills, according to the following dimensions: Active Learning or Accepting Personal Responsibility through Learning, Learning Initiative and Guidance on Learning Experience and Autonomy. We verified also that the private school students presented more positive perceptions of these skills than public school students. The study examines the implications of the findings, from the perspective of both the practical intervention and the reflection on the future of educational processes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2734
ISSN: 1982-6109
Versão do Editor: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia
Aparece nas colecções:Ciências da Educação - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Sol_J. António_Moreira.pdf397,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.