Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2716
Título: Inovar a aprendizagem online do português L2: novos media digitais e o desenvolvimento de tarefas
Autor: Dias, Helena Bárbara
Bidarra, José
Palavras-chave: Ambientes digitais
Tecnologias no ensino de língua online
Aprendizagem de língua a distância
Aprendizagem de língua baseada em tarefas
Aprendizagem de L2 a distância
Data: 2010
Citação: Dias, Helena Bárbara; Bidarra, José - Inovar a aprendizagem online do português L2 [Em linha]: novos media digitais e o desenvolvimento de tarefas. In Jornadas TicLínguas, 1, Braga, 2010 - "Primeiras Jornadas TicLínguas". Braga: [s.n.], 2010, p. 1-11
Resumo: Os resultados dos estudos em Aquisição de L2 são muito claros quanto à absoluta necessidade de envolver os aprendentes na exposição à língua alvo, não apenas na quantidade de input (amostras de língua em contexto) a fornecer mas também na interacção, oral e escrita, a desenvolver. Para uma maior e mais efectiva concretização de tais resultados, assistimos, actualmente, à implementação de metodologias de ensino que fomentam uma aprendizagem muito activa, socorrendo-se da realização de “Tarefas” pedagógicas. O Ensino da Língua Baseado em Tarefas (ELBT), assente em peças de trabalho que colocam os estudantes em situações comunicativas de uso da L2, procura aproximar o aprendente tanto quanto possível da comunicação quotidiana. Para tal, envolvem os aprendentes na resolução de problemas cuja solução eles conhecem na sua língua materna (L1), mas para os quais têm de encontrar formas de obter informação e de interagir para as resolver na L2. Este contexto permite uma abertura total à tendência para a utilização de componentes Personal Learning Environments (PLE) em cursos online, nomeadamente, para cumprir as etapas de processamento psicolinguístico associadas a tecnologias pela adopção de instrumentos para produção e edição de texto, publicação de conteúdos, produção, edição e publicação de som e imagem, acesso a redes sociais, como marcadores, para imersão em mundos virtuais, e para contacto síncrono e assíncrono.
Studies on L2 acquisition are very clear about the absolute need to involve learners in the target language exposure, not just the amount of input (samples of language in context) but also for providing oral and written interaction. The Task-Based Language Teaching and Learning belongs to an active methodology based on pieces of pedagogical work involving students in communicative situations of use of the L2, approximating them as much as possible of everyday communication. To this end, learners are invited to solve problems whose solution they have in their native language (L1), but for which they must find ways to get information and interact in the L2. This context allows a full opening to the tendency to use components of Personal Learning Environments (PLE) in online courses, in particular, to meet the psycholinguistic processing steps associated with the adoption of technologies for production tools and text editing, content publishing, production, editing and publishing audio and video, social networking, as markers for immersion in virtual worlds, and to contact both in synchronous and asynchronous ways.
Descrição: O Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) acolhe nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2010, as suas primeiras jornadas ticLÍNGUAS numa iniciativa do Departamento de Estudos Românicos e do Centro de Línguas babeliUM, em articulação com o Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2716
Aparece nas colecções:LLCP - Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences ans seminars

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