Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2684
Título: Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja)
Autor: Tadeia, Helena R. Duarte
Orientador: Flor, Pedro
Palavras-chave: Museu Rainha Dona Leonor (Beja, Portugal)
História da arte
Museologia
Coleções de museus
Pintura
Preservação da propriedade cultural
Novas tecnologias
Beja
Portugal
Collection
Painting
Artwork
Panel
Museum
Provenance
Application
Multimédia
Data de Defesa: 2013
Citação: Tadeia, Helena R. Duarte - Contributos para o estudo da colecção de pintura do Museu Rainha Dona Leonor (Beja) [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2013. 349 p.
Resumo: A presente dissertação insere-se nos âmbitos da Museologia e da História da Arte e diz respeito a um trabalho de pesquisa desenvolvido entre Setembro de 2011 e Outubro de 2012. Esta investigação teve simultaneamente por objectos de estudo a história da existência do mais antigo museu, não só da cidade de Beja, como do país – o actual Museu Rainha Dona Leonor, também designado por Museu Regional de Beja (MRDL/MRB) – que conta com mais de dois séculos de existência e a história das suas colecções de pintura expostas, procurando-se em especial, esclarecer sobre a proveniência das obras em questão e ulterior percurso até a sua musealização. O desenvolvimento do presente ensaio explorou hipóteses várias de procedência das pinturas, com as antigas colecções de Frei Manuel do Cenáculo – fundador do primitivo museu de Beja em 1791 – a ocupar lugar de destaque, distribuindo-se a proveniência das restantes entre o próprio Convento da Conceição, onde actualmente está instalado o Museu Rainha D. Leonor e os espólios remanescentes do Paço Episcopal e de igrejas e conventos desaparecidos da capital do Baixo-Alentejo. A investigação levada a cabo trouxe alguns contributos preciosos para a história, quase ignota, de uma importante colecção de pintura, permitindo hoje, sem dúvida, melhor compreendê-la. O que antes não passava de um grupo de pinturas, aparentemente reunidas de forma aleatória, das quais se desconhecia quase tudo – nomeadamente a proveniência, essencial para as compreender enquanto colecção – é hoje um conjunto coerente, em que a presença de todas as peças se articula de acordo com um propósito lógico, que procuraremos esclarecer ao longo do articulado. As conclusões a que chegámos vêm contrariar a assunção que até à data tem prevalecido, que dava o essencial do corpus pictórico do MRDL como proveniente dos espólios remanescentes de demolidas igrejas e conventos extintos de Beja e arredores, o que, de todo, não se verifica.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2684
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos do Património / Master's Degree in Heritage Studies - TMEP

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