Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2661
Título: Implementação do no programa de matemática : um estudo numa turma do 6º ano do ensino básico
Autor: Guita, Cidália Maria Chagas Dias
Orientador: Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Ensino básico
2º Ciclo
Ensino das matemáticas
Aprendizagem
Programas de ensino
Inovações educativas
Basic education
Teaching and learning of mathematics
Pedagogical innovation
The new MathProgram
Data de Defesa: 2013
Citação: Guita, Cidália Maria Chagas Dias - Implementação do no programa de matemática [Em linha] : um estudo numa turma do 6º ano do ensino básico. Lisboa : [s.n.], 2013. 150 p.
Resumo: O atual Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) engloba os temas sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e três capacidades transversais a toda a aprendizagem da Matemática, a saber: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Sublinha-se a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo uma abordagem de ensino expositivo por uma abordagem de ensino-aprendizagem exploratório. Os alunos são levados a “descobrir estratégias para resolverem as tarefas propostas” (Ponte, 2009, p. 105), o que institui um desafio para o professor, pois ele tem um papel essencial na seleção das tarefas a propor aos alunos. Com o presente estudo pretendeu-se identificar e compreender as conjunturas essenciais ao êxito no processo da implementação do NPMEB, de que se destacam os materiais de apoio, as tarefas, a avaliação das aprendizagens, assim como a formação dos professores e o trabalho entre pares nos agrupamentos e escolas. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa (Cohen, Manion & Morrison, 2000), mais concretamente por um estudo de caso instrumental (Stake, 2009) uma vez que se pretende estudar práticas de ensino, aprendizagem e avaliação numa turma do 6º ano de escolaridade de uma escola situada no litoral algarvio, o papel do professor e dos alunos, assim como, os constrangimentos que se colocam com a sua implementação. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à professora de Matemática no início e no final da investigação, de registos de observações de aulas, de reflexões da investigadora no diário de bordo, de um questionário aos alunos e, também, mediante a análise de documentos. Os resultados do estudo evidenciam a importância da natureza das tarefas, da organização do trabalho na aula e da realização de discussões sobre as tarefas e modos de resolução. O papel da docente foi o de orientadora da atividade desenvolvida pelos alunos e, na maior parte das situações, os alunos assumiram um papel central e ativo, na construção da sua própria aprendizagem. A professora expressou algumas dificuldades em adaptar a sua prática letiva à metodologia de trabalho induzida no programa e, também, na escolha das tarefas e no tempo dedicado à sua exploração.
The current “Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB)” (Math Basic Education Program” includes the themes to spatial sense number, algebraic thinking, statistical literacy and three cross-cutting capabilities to all learning of mathematics, namely: problem solving, mathematical reasoning, and mathematical communication. It’s important to consider the nature of the tasks proposed and the type of communication in the classroom, replacing a teaching expository approach by an exploratory teaching-learning approach. Students are encouraged to "Discover strategies to address the proposed tasks" (Ponte, 2009, p. 105), setting up a challenge for the teacher, because he has an essential role in the selection of the tasks proposed to students. The present study takes as an aim to identify and understand the situations that are essential to success in the process of implementation of the NPMEB, of which we highlight the support materials, tasks, evaluation of learning, as well as the training of teachers and peer work in groups and schools. We took a qualitative methodology, with interpretive guidance (Cohen, Manion & Morrison, 2000), specifically by an instrumental case study (Stake, 2009), since we want to study practices of teaching, learning and evaluation on a class of 6th form at a school situated on the coast of the Algarve, the role of the teacher and students, as well as the constraints that arise with its implementation. The data were collected through interviews to Mathematics’ teacher at the beginning and end of research, records of observations of lessons, reflections of the researcher in the logbook, a questionnaire to students and also analyzing of documents. The results of the study demonstrate the importance of the nature of the tasks, the organisation of work in the classroom and conducting discussions on the tasks and resolutions. The role of the teacher was the Advisor of the activity developed by the students and, in most situations, the students took an active and central role in the construction of their own learning. The teacher expressed some difficulties in adapting their practice to work the methodology induced in the programme and, also, the choice of tasks and time dedicated to their exploitation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2661
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CGUITA _MSVP.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.