Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2655
Título: Da palavra aos actos : átrio dos gentios : diálogos contemporâneos de uma igreja
Autor: Fonseca, José Adérito Rodrigues da
Orientador: Avelar, Mário
Palavras-chave: Concílio Vaticano II
Religião
Agnosticismo
Igreja
Catolicismo
Alteridade
Evangelização
Religion
Agnosticism
Vatican II
Court of the gentiles
Data de Defesa: 2013
Citação: Fonseca, José Adérito Rodrigues da - Da palavra aos actos [Em linha] : átrio dos gentios : diálogos contemporâneos de uma igreja. Lisboa : [s.n.], 2013. [115] p.
Resumo: No presente trabalho procederemos, em primeiro lugar, a uma breve abordagem histórica sobre o tema da religião, onde também observaremos a forma como a Igreja Católica foi dialogando com o Outro ao longo do tempo na presença de crentes e não crentes. Num segundo momento analisar-se-á a importância do Concílio Vaticano II em termos de uma abertura da Igreja para a modernidade, bem como a sua atualidade através de uma distinta voz do clero português. Pesquisar-se-á de igual modo alguns documentos brotados desse Sínodo, no que concerne à alteridade e ao diálogo em diferentes campos, de entre os quais os media, a educação e o evangelismo. Mas, uma viagem pelo caminho do debate das ideias europeias, nestas primeiras décadas atribuladas do século XXI, tendo por base o diálogo agora promovido pela Igreja de Roma, é o objetivo fulcral de que nos ocuparemos principalmente. Deste modo, num terceiro momento, apresentaremos factos, discutiremos ideias, levantaremos hipóteses e aventaremos argumentos, para no fim podermos chegar a conclusões sobre o eventual sucesso da iniciativa em causa - o Átrio dos Gentios. Refletir-se-á sobre pensamentos, conceções e visões contemporâneas, concebidos através daquilo que poderemos designar por dois principais blocos de mentalidades, o dos crentes e o dos não crentes, onde se entrecruzam caminhos de uma cristandade propalada e um agnosticismo perene. Aparentemente antagónicos são convergentes em diversos aspetos, podendo e devendo rivalizar para uma vida social mais sadia. Pois, e apesar de ao longo da História muitos muros se terem derrubado nas diferentes áreas das ciências sociais, a queda de outros torna-se fundamental. Assim, a coragem e frontalidade na sua abordagem, no intuito da promoção da discussão equilibrada, trazendo uma maior sensatez ao Homem no seu discernimento, são premissas basilares. Desta forma, torna-se necessário refletir sobre o evento, o qual, coloca à mesma mesa e num mesmo patamar de conhecimento, espíritos e razões diferentes, permitindo discursos desiguais mas, sólidos. Como disse Mahatma Gandhi: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.
In the present work we will proceed, in first place, with a brief historical approach about the theme religion, where we will observe how the Catholic Church dialogued with the Other through time in the presence of believers and non-believers. In a second moment, we will analyse the importance of the Vatican II Council in terms of opening the Church to modernity as well as its relevance through a distinct voice of the Portuguese clergy. We will research in the same way some documents sprouted from this Synod, regarding otherness and dialogue in different fields including the media, education and the evangelism. But a journey through the path of the debate of European ideas, in these early and troubled decades of the 21st century, based on dialogue now promoted by the Church of Rome is the central aim to which this work proposes itself. In the third moment, we will present facts, discuss ideas, raise hypotheses and we will suggest arguments, so that in the end we will be able to reach conclusions about the eventual success of the initiative in question - the Court of the Gentiles. We will, this way, reflect on thoughts, conceptions and contemporary ideas, conceived through what we can designate as two main blocks of mentalities, the believers’ and the non-believers’, where paths of a vaunted Christianity and a perennial agnosticism intersect. Apparently antagonistic, they are converging in several points and they can and must compete for a healthier and social life. Therefore and although throughout History many walls have been knocked down in different areas of social sciences, the fall of others makes it essential. This way, courage and directness in its approach, with the objective of promoting a balanced discussion, in order to bring wider wisdom to Man in his judgement, are basilar assumptions. This way, it becomes necessary to reflect upon the event, which lies at the same table and at the same level of knowledge, spirits and different reasons, allowing for unequal speeches, but solid ones. Like Mahatma Ghandi said: “There is no way to happiness. Happiness is the way”.
Descrição: Dissertação de Mestrado em ESstudos sobre a Europa apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2655
Aparece nas colecções:Mestrado em Estudos sobre a Europa / Master's Degree in Studies on Europe - TMESE

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