Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2651
Título: Biblioteca escolar para todos : a colaboração com os professores titulares de turma do 1º ciclo : um estudo sobre a realidade do distrito da Guarda
Autor: Pereira, Ana Maria Marcos Moura
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Ensino básico
1º Ciclo
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Professores
Trabalho colaborativo
Guarda
School culture
School library
Collaborative work
Collaboration levels
Data de Defesa: 2013
Citação: Pereira, Ana Maria Marcos Moura - Biblioteca escolar para todos [Em linha] : a colaboração com os professores titulares de turma do 1º ciclo : um estudo sobre a realidade do distrito da Guarda. Lisboa : [s.n.], 2013. X, 113 p.
Resumo: Com este estudo pretendeu-se conhecer o trabalho desenvolvido colaborativamente por professores bibliotecários e professores do 1º ciclo, partindo das perspetivas dos envolvidos. O trabalho foi dividido em duas partes complementares. Uma primeira parte de enquadramento teórico, onde se esclarecem conceitos associados ao trabalho colaborativo, se aborda alguns aspetos específicos do funcionamento do 1º ciclo do ensino básico em Portugal e se apresentam alguns aspetos diretamente relacionados com o papel e o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares e pelos professores bibliotecários. Na segunda parte são apresentados e analisados os dados recolhidos a partir dos questionários aplicados a professores titulares de turma do 1º ciclo, do distrito da Guarda, das cinco entrevistas realizadas a professores bibliotecários e da análise documental. Os dados recolhidos permitiram concluir que a colaboração entre os professores bibliotecários e os docentes do 1º ciclo existe, mas corresponde a um nível de colaboração baixo, acontece essencialmente a propósito de realização de atividades ou eventos pontuais e está centrada no domínio da promoção da leitura. Apesar das experiências de colaboração com a biblioteca escolar serem avaliadas como positivas pelos docentes do 1º ciclo, elas não correspondem ainda às expetativas dos professores bibliotecários. Entre os fatores que facilitam a colaboração, os professores do 1º ciclo valorizam a cultura de escola, a integração docentes na equipa da biblioteca escolar e a divulgação alargada da coleção da biblioteca. Entre os constrangimentos identificados quer por docentes quer por professores bibliotecários, destacam-se o tempo e a falta de formação dos docentes na área específica das bibliotecas escolares.
With this study we wanted to know more about the collaborative work developed between teacher librarians and elementary school teachers, from their own points of view. The work was divided in two complementary parts. The first part is the theoretical framework, where are clarified some concepts associated with the collaborative work, are raised some specific aspects of the elementary schools in Portugal, and are presented some aspects directly related with the role and the work of school libraries and teacher librarians. In the second part, are presented and analyzed the data collected from elementary school teacher’s inquiries in the district of Guarda, from the five teacher librarians’ interviews and documental analysis. The collaboration between teacher librarians and elementary school teachers exists, but it corresponds to a low level of collaboration, it happens essentially in casual activities or events, and it’s centered in the promotion of reading skills. Despite the experiences of collaboration with the school library be evaluated as positive by the teachers of the elementary schools, they do not match the expectations of teacher librarians. Among the factors that make the collaboration easier, the elementary school teachers value the school culture, the teacher’s integration in the library team and the enlarged promoting of the library collection. Among the embarrassments identified by teachers and teacher librarians, we can highlight the time and the lack of knowledge in the specific area of school libraries.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2651
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares /Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_anapereira.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.