Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2608
Título: Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores : que relações?
Autor: Silva, José Maria de Castro
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Educação
Organização escolar
Professores
Relações interpessoais
Satisfação
Stress
Ambiente educacional
Collaboration between teachers
School climate
Satisfaction
Stress
Data de Defesa: 2012
Citação: Silva, José Maria de Castro - Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores [Em linha] : que relações?. Lisboa : [s.n.], 2012. 228 p.
Resumo: A presente investigação reporta os resultados de dois estudos realizados cujo objectivo principal consistiu em analisar as relações entre clima escolar, stresse, satisfação e colaboração entre professores. Os dados foram recolhidos junto de uma amostra aleatória de 474 professores do 2º e 3º ciclos e secundário. O recurso a uma abordagem combinada envolvendo análise de dados quantitativos, por intermédio de testes de regressão linear e múltipla, e dados qualitativos, permitiu concluir que: 1) o clima, por via da influência dos factores ‘apoio informativo’ e ‘apoio ao desenvolvimento profissional’, é preditor do envolvimento e interesse pela colaboração; 2) a satisfação profissional, mensurada por via das ‘condições de trabalho’, prevê o envolvimento em práticas colaborativas e interesse pela colaboração; 3) o stresse profissional, por via dos stressores ‘gestão do tempo’ e ‘recursos e condições de trabalho’, é preditor do interesse pela colaboração; 4) a combinação dos preditores clima, stresse, satisfação revela que apenas o clima escolar exerce influência sobre as práticas colaborativas e interesse pela colaboração por parte dos professores inquiridos. Estes dados globais são discutidos à luz dos quadros teóricos consultados e por comparação com dados encontrados por investigações anteriores. Também são discutidas as implicações dos resultados obtidos.
This study reports the results of two studies which main goal was to analyze the relationships between school climate, stress, satisfaction, and collaboration between teachers. Data were collected from a random sample of 474 teachers working at 2nd and 3rd levels, and secondary schools. Using a combined approach involving quantitative data analysis, through multilevel analysis and structural modeling, and qualitative data, we concluded that: 1) the climate, through the influence of the factors 'informative support' and ‘professional development support', is a predictor of involvement and receptivity to collaboration; 2) job satisfaction, measured by ‘working condition', estimates engagement in collaborative practices and interest in collaboration; 3) teacher work stress, via the stressors 'time management' and ‘resources and working conditions', is a predictor of interest in collaboration; and 4) the combination of school climate, stress, satisfaction as predictors reveals that only the school climate influences the collaborative practices and interest in collaboration. These data are discussed in light of theoretical frameworks available and compared with data found in previous research. Also are discussed the implications of the results.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Organizacional apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2608
Aparece nas colecções:Liderança Organizacional / Organizational Leadership

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_JoseCastroSilva.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.