Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2600
Título: Criação de narrativas digitais com o Google Earth : estudo dum caso com crianças do ensino básico
Autor: Pinto, Joaquim Costa
Orientador: Miranda, Branca
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Internet
Métodos de aprendizagem
Web 2.0
Google Earth
Recursos educacionais abertos
Design
Ensino básico
1º Ciclo
Design-based research
Environmental studies
Methodologies learning
ICT
Web 2.0 tools
Learning environments
Data de Defesa: 2012
Citação: Pinto, Joaquim Costa - Criação de narrativas digitais com o Google Earth [Em linha] : estudo dum caso com crianças do ensino básico. Lisboa : [s.n.], 2012. 241 p.
Resumo: O estudo descrito nesta dissertação, visto de uma forma pragmática pretendeu avaliar se a utilização de “mashups”, enriquecidos com narrativas digitais, imagem e texto, incorporados num recurso educativo digital criado na ferramenta web 2.0 Google Earth, em contexto educativo, numa aprendizagem de conteúdos da área curricular disciplinar de Estudo do Meio, traria alguma mudança na proficiência nas aprendizagens de alunos do ensino básico 1.ºCiclo, como também, obter opiniões sobre a relevância da ferramenta Google Earth para fins educativos. Para estes fins, utilizou-se uma metodologia de investigação baseada no “desenho”, mais propriamente o DBR (Design-Based Research), realizando-se um estudo de caso com características naturalistas, envolvendo a orientadora de investigação, o investigador, os professores e os alunos de duas turmas do 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Para dar resposta à questão principal do estudo, foi proposta a ambas as turmas a aquisição dos mesmos conteúdos de Estudo do Meio, mas utilizando metodologias de ensino distintas. Tendo uma turma adquirido conhecimento através do uso do recurso educativo digital criado no GE (Google Earth) e a outra, adquirido o mesmo, sem qualquer recurso da mesma índole, tentou-se saber as influências da utilização do recurso criado no GE na aprendizagem dos alunos, como a opinião destes sobre o mesmo. Neste estudo, foram recolhidos dados relevantes tanto através de Testes Diagnósticos e de Aprendizagem, como através de entrevistas aos alunos, que permitiram reconhecer que existem mudanças na proficiência na aprendizagem dos alunos após o uso da ferramenta GE. Também se constatou que se trata de uma ferramenta cheia de potencial para a aprendizagem, pois a sua utilização não só despertou a motivação e interesse dos alunos deste estudo, como também possuí todas as valências de um REA (Recurso Educativo Aberto), tais como o seu uso, a sua adaptação, a reutilização e a partilha pela comunidade educativa.
The study described along this dissertation, in a pragmatic perspective, sought to assess whether the use of “mashups”, enriched with digital narratives, images and text, incorporated into a digital educational resource created in the web tool 2.0 Google Earth, in the educational context of learning about contents from the disciplinary curriculum area of Environmental Study, would bring some change in learning proficiency of students from 1st Cycle of the Basic Education, as well as aimed to obtain views on the relevance of Google Earth tool for educational purposes. Therefore, it was used a research methodology based on "design", more properly the DBR (Design-Based Research), in a case study with naturalistic features, involving a research guider, researcher, professors and students from two 4th year classes of the 1st Cycle of the Basic Education. To answer the main question, both classes were proposed to acquire the same Environmental Study contents, though using different learning methodologies. Having one of the classes acquired knowledge through a digital educational tool created in GE (Google Earth) and the other class acquired the same without any tool of the same kind, one tried to know the influences of this resource created in GE on students learning, as well as their opinion about the same. During this study, there were collected relevant data through Learning Diagnostic Tests as well as through interviews with students, which enabled us to recognize that there are changes in proficiency on students learning, using the GE tool. It was also verified that it is a tool full of learning potential, since its use not only had sparked the motivation and interest between the students in this study, but also features all the valences of an OER (Open Educational Resource), such as its use, adaptation, reuse and sharing across the educational community.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2600
Aparece nas colecções:Mestrado em Pedagogia do E-Learning / Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joaquim Pinto mpel4 final 2012.pdf8,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.