Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2599
Título: As áreas vocacionais no currículo de turmas de percursos curriculares alternativos : um estudo de caso
Autor: Santos, Maria da Glória Soares Lopes dos
Orientador: Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Educação alternativa
Curriculum
Desenvolvimento do curriculum
Educação inclusiva
Pedagogia diferenciada
Curriculum differentiation
Alternative curricula
Inclusion
Vocational areas
Data de Defesa: 2013
Resumo: Com esta investigação pretende-se conhecer o sentido e o significado de percursos curriculares alternativos, com incidência nas implicações que a criação de turmas sujeitas a este tipo de percursos poderão ter na inclusão de jovens, permitindo a diversificação de modelos de oferta pedagógica no âmbito da escolaridade obrigatória. Numa escola que, cada vez mais, se caracteriza como um espaço plural, do ponto de vista social e cultural e em que as motivações, os interesses, as expetativas e as capacidades de aprendizagem dos alunos que a frequentam são muito díspares, importará evidenciar contextos e procurar respostas à sua diversidade através de diferenciações curriculares, tanto na organização como na substância. Parece haver acordo entre todas as forças sociais e políticas quanto à grande finalidade do sistema escolar: garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo para todas as crianças e jovens; promover a sua inclusão através de respostas pedagógicas diversificadas e adequadas às suas necessidades e características específicas e permitir o seu desenvolvimento global e a sua formação integral como cidadãos. Para atingir esta finalidade têm sido propostas e aplicadas várias medidas, das quais se destacam aquelas que, dirigidas ao nível básico do sistema educativo português, se concretizam na criação de turmas com percursos curriculares alternativos. Interessou, portanto, contextualizar essas turmas, consubstanciar as medidas políticas que as formalizam, analisar o seu desenho e os seus resultados. Os fatores e elementos referidos estão integrados num estudo de caso que se constituiu como a moldura metodológica deste estudo.
This research aims at understanding the sense and meaning of the alternative curriculum classes, focusing on the implications that the creation of this type of classes may have on the inclusion of teenagers, allowing for the diversification of pedagogical models in compulsory education. In a school that is more and more characterized for being a diversified space, from a social and cultural perspective, and in which the motivations, interests, expectations and students’ learning skills are very diverse, it is ever more important to create contexts and search for answers to its diversity through different curricula, both in terms of organization and in its contents. It seems that the social and political forces agree as to the major purpose of education: to ensure equal access and educational success to all children and youth; to promote their integration through pedagogical approaches adequate to their needs and particular characteristics in order to foster their global development as citizens. Several measures have been proposed and implemented to achieve this goal, emphasizing those that are carried out through the creation of classes with alternative curricula, targeted at the basic level of the Portuguese educational system. Therefore, it became important to contextualize these classes, make a reference to the political measures that legalize them, and to analyze their design and outcomes. The mentioned factors and elements are part of a case study, which provided the methodological frame for this research.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2599
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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