Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2591
Título: As interações na tutoria: um estudo de caso
Autor: Cavaco, Teotónio Paulo de Jesus
Orientador: Morgado, Lina
Palavras-chave: Tutors
Tutoring
Educação
Formação
Mediação
Aprendizagem
Interação
Tutor
Mediation
Mentoring
Tutoring practices
Interactions tutor-tutee
Tutorship
Data de Defesa: 10-Dez-2012
Citação: Cavaco, Teotónio Paulo de Jesus - As interações na tutoria [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], [2013]. 256 p.
Resumo: O nosso tempo é caracterizado por um acelerado processo de transformações e de mudanças, algumas com profundas incidências sobre a existência e sobre o futuro, não só da pessoa humana, como das sociedades, em geral. O conceito de mudança surge-nos como fundamental para a interpretação do mundo em que vivemos, no qual a imprevisibilidade (por vezes o caos) e a globalização, a partir de uma nova ordem científica e tecnológica, implicam necessariamente novas abordagens, sobretudo ao nível do âmbito relacional e social. Afigura-se-nos assim essencial estudarmos a necessidade de adaptação da educação e da formação a estas novas realidades, aquilatarmos como os novos contextos de comunicação e interação obrigam a reequacionar e a adaptar papéis e funções de diferentes atores, assim como utilizar algumas variáveis, tais como “espaço” e “tempo”, no sentido de procurarmos (re)definir as funções do Tutor. Acreditamos no enorme potencial da Tutoria para a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na definição de uma nova cultura escolar/cultura de escola. Assim, a partir de um estudo de caso, procurámos definir o perfil do Tutor em contextos educativos diversos, na especificidade desses contextos e na diversidade dos seus intervenientes, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas. Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do Tutor, foi nossa intenção relevar o estudo das interações desenvolvidas, através das diferentes práticas tutoriais identificadas.
Our time is characterized by an accelerated process of transformation and change, some with deep incidences about existence and about the future of the human being and society in general. The concept of change appears to us as fundamental toward the interpretation of the world where we live, in which the unpredictability (sometimes chaos) and the globalization, from a new scientific and technological order, obviously imply new approaches, above all, on relational and social levels. We thus deem essential, the necessity in which education and formation adapt to these new realities, we determine that with the new contexts of communication and interaction, we are forced to reevaluate and to adapt the roles and functions of different actors, as well as using some variables, such as "space" and "time", in order to (re)define the functions of the Tutor. We believe in the enormous potential of Tutorship to the improvement, whether through the process of education and learning, or through relational practice in educational environments, as well as the definition of an educational culture/school culture. Thus, from a case study, we attempt to define the profile of a Tutor within the diverse educational contexts, by using the specificity of these contexts and the diversity of those intervening, through the knowledge of the principle difficulties felt and registered. Beside the identification of the role and function which correspond with the performance of the Tutor, it was our intention to reveal the study of the interactions developed through the identification of different practical Tutorials.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2591
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_final_teotónio.pdf999,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.