Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2589
Título: Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
Autor: Martins, Ana Maria Diego Lisboa
Orientador: Amante, Lúcia
Palavras-chave: Professores
Avaliação
Método de avaliação
Aprendizagem
Evaluation of learning
Formative assessment and regulatory evaluation practices
Self-assessment
Assessment criteria
Data de Defesa: 2013
Citação: Martins, Ana Maria Diego Lisboa - Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 125 p.
Resumo: A avaliação é uma questão complexa, em permanente discussão e geradora de muitas dúvidas e constrangimentos. Apesar de ser um elemento integrante e regulador das práticas pedagógicas dos professores, tem também a função de certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas pelos alunos. Sabemos que a realização de trabalhos de investigação sobre avaliação tem vindo a aumentar sendo que este interesse pela investigação em avaliação poderá resultar da progressiva consciencialização da importância do papel da avaliação, na melhoria das aprendizagens dos alunos. Esta dissertação é o resultado de um estudo empírico que consiste em compreender de que modo um grupo de quatrocentos e quatro professores do ensino básico percecionam a avaliação das aprendizagens e a concretizam na sua prática quotidiana. Para o efeito construímos um inquérito por questionário, usando o formato de escala tipo Lickert. Nesta escala, apresentam-se vários itens em relação a diferentes aspetos da avaliação das aprendizagens e o grau de concordância ou discordância é medido através de quatro tipos de respostas (discordo totalmente, discordo em parte, concordo em parte e concordo totalmente). A aplicação deste questionário e posterior tratamento dos dados permitiu-nos compreender as conceções e práticas avaliativas deste grupo de professores. Os resultados desta investigação sugerem que as conceções e práticas avaliativas se associaram ainda muito à certificação das aprendizagens, servindo prioritariamente ao professor apesar de transparecer alguma valorização e familiarização com a auto-avaliação, com o feedback e o erro. Tais resultados, longe de serem conclusivos, clarificam no entanto, a nossa compreensão a respeito da conceção e práticas dos docentes sobre a avaliação das aprendizagens, fornecendo um conjunto de informações muito pertinente, tanto do ponto de vista da reflexão teórica, como da prática pedagógica. Estes resultados permitem-nos refletir sobre a pertinência e urgência de contemplar a temática “avaliação das aprendizagens” na futura formação inicial e contínua de professores. Também é nossa convicção que este estudo contribuirá certamente para futuras investigações nesta área do conhecimento.
Evaluation is a complex issue in a permanent discussion and generating many questions and constraints. Despite being an integral element which regulates the pedagogical practices of teachers, it also has the function of certification of learning undertaken and skills developed by the students. We know that research on assessment has been carried out and also increasing and this interest in research evaluation may result in the gradual awareness of the importance of the role of assessment in improving students learning. This dissertation is the result of an empirical study which consistsin understanding how a group of four hundred and four elementary school teachers percecionam learning assessment and howthey materialize it in their daily practice. For this purpose we did a questionnaire survey, using Lickert type scale format. On this scale, we present various items in relation to different aspects of learning assessment and the degree of agreement or disagreement is measured through four types of responses (strongly disagree, disagree partly, partly agree and strongly agree). The application of this questionnaire and subsequent treatment of the data allowed us to understand the conceptions and evaluation practices of this group of teachers. The results of this investigation suggest that the conceptions and evaluation practices are still very much associated with the certification of learning, serving primarily the teacher although it indicates some appreciation and familiarization with self-assessment, with feedback and error. Such results are far from conclusive, however they clarify our understanding about the conception and practice of teachers on evaluation of learning by providing a set of very relevant information, both from the point of view of theoretical reflection, as well as pedagogic practice . These results allow us to reflect on the relevance and urgency to contemplate the topic "learning assessment" in future initial and continuous training of teachers. It is also our belief that this study will certainly help future research in this area of knowledge.
Descrição: Dissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2589
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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