Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2584
Título: A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF
Autor: Silva, Paula Maria Pereira da
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Supervisão
Autoavaliação
Avaliação da educação
Organização escolar
Modelos
Self-assessment
CAF
Change
Quality
Supervision
Data de Defesa: 2012
Citação: Silva, Paula Maria Pereira - A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 235 p.
Resumo: A autoavaliação das escolas tem vindo a assumir um papel de destaque no discurso educativo, dos últimos tempos, associada a uma obrigação, no cumprimento de normativos, a uma prestação de contas à sociedade e como uma necessidade interna das escolas para a sua autorregulação. Através de uma recolha e tratamento da informação, efetuada de forma sistemática, a autoavaliação proporciona uma tomada de consciência dos níveis de eficiência e eficácia, criando condições para uma reflexão, no interior da escola, capaz de ajudar na tomada de decisões de carácter pedagógico, administrativo e organizacional e de uma mudança, no sentido da melhoria. Assim entendida a autoavaliação converge com os objetivos de uma supervisão promotora do desenvolvimento individual e organizacional da escola e dos seus atores, capazes de desenvolver uma participação e responsabilização coletiva, no âmbito da autonomia. Com o presente estudo, centrado na forma como foi implementado o modelo de avaliação Common Assessment Framework [CAF], num Agrupamento de Escolas da Direção Regional de Educação do Norte, pretendemos, num olhar supervisivo, compreender o processo seguido, no ano letivo de 2008/2009, no desenvolvimento da sua autoavaliação, contribuindo para promover uma reflexão junto de todos os atores educativos e eventualmente gerar mudanças nas práticas. Para tal, no nosso estudo, adotou-se uma metodologia de carácter qualitativo, com um design de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental, à entrevista e às notas de campo, como técnicas de recolha de dados. Da análise da implementação da CAF pudemos identificar a presença de alguns aspetos congruentes com o preconizado pelo modelo – a constituição de uma equipa e de várias subequipas, com os respetivos coordenador e líderes, a escala de pontuação utilizada –, e a ausência de outros – nomeadamente dos planos de melhoria e de comunicação, formação dos membros das equipas, envolvimento de toda a comunidade educativa.
Schools self-assessment has been assuming recently a prominent role in the educational discourse, associated to an obligation, in the normative fulfillment, to social accountability and as an internal need of schools for its regulation. Through a collection and treatment of information, done systematically, self- assessment provides an awareness of efficiency and effectiveness levels, creating conditions for a reflection inside the school which helps pedagogical, administrative and organizational decisions and can change things for the best considering self-assessment this way, it leads to the aims of a supervision of the individual development, school organization and of its stakeholders, capable of developing a collective participation and responsibility in their autonomy. With this study, focused in the form as it was implemented the model of assessment CAF Common Assessment Framework [CAF], in the Agrupamento de Escolas da Direção Regional de Educação do Norte, we intend, in a supervision angle, understand the process followed, during the 2008/2009 schoolyear, contributing to promote a reflexion among all the educational stakeholders and eventually generate practice changes. For this, in our study, we adopted a qualitative methodology with a design of a case’s study using a documental analysis, interviews and field notes, as data collection techniques. From Caf implementation analysis we could identify the presence of some congruent aspects with the previewed model – the establishment of a team and of several sub-teams, with its respective coordinator and leaders, the punctuation scale used- and the absence of others – namely the improvement and communication formation of the team members, and the unvolvement of the whole school community.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2584
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Silva_TMSP.pdf4,27 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.