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Título: A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem : o contexto da Quinta da Arrife
Autor: Eira, Rui Cordeiro da
Orientador: Gaspar, Ivone
Palavras-chave: Educação não formal
Visitas de estudo
Quinta pedagógica
Experiências educacionais
Non-formal education
Parallel curriculum
Experiential learning
Farm-based education
Field trip
Data de Defesa: 2013
Citação: Eira, Rui Cordeiro da - A quinta pedagógica como ambiente de aprendizagem [Em linha] : o contexto da Quinta da Arrife. Lisboa : [s.n.], 2013. 2 vol.
Resumo: Na senda de uma sociedade aprendente, a escola, como instituição educativa ancestral, vem partilhando cada vez mais o seu papel formador da pessoa humana, com outros lugares, tempos e agentes educativos. Nesse contexto emergiu a Educação Não Formal, com o objetivo de dar resposta a populações à margem de uma educação padronizada, mas também para a complementar em contextos educativos diferenciados. O objeto da presente investigação é uma quinta pedagógica, um espaço educativo não formal, cuja atividade inclui visitas de estudo temáticas de natureza agroambiental. Nesse contexto formativo promove-se uma aprendizagem baseada na experiência e no desenvolvimento de um currículo paralelo, em ações conduzidas por formadores especializados. Pretende-se com este estudo compreender a validade curricular e pedagógica da oferta educativa realizada neste espaço, visando o melhoramento constante do seu programa educativo e o aprofundamento de linhas pedagógicas mais eficazes. Os resultados obtidos poderão assumir interesse para a comunidade científica, precisamente, pelo seu contexto situado. O projeto de investigação foi delineado como um estudo de múltiplos casos, focado em dois programas temáticos desenvolvidos em visitas de estudo, recorrendo-se à observação de incidentes críticos e ao inquérito por questionário para estudar a relação pedagógica entre alunos, professores e formadores em atividades formativas.
On the path of a learning society, the school, as ancestral educational institution, has been sharing increasingly this formative role of the human person, with other places, times and educators. In this context, emerged the Non-Formal Education, with the aim of responding to those who was marginalized by standardized education, but also to complement it in different educational contexts. The research focus is an educational farm, a non-formal educational space, whose action includes field trips around agro-environmental themes. In this context, promotes a formative experience-based learning, on development of a parallel curriculum, in activities conducted by specialized trainers. The aim of this study was to understand the curriculum and pedagogical validity of educational services developed in this space, on the route of constant improvement of its educational program and deepening lines of more effective teaching. The results may take interest to the scientific community, precisely by its located context. The research project was designed as a multiple case study, focusing on two thematic programs developed in study visits, using the observation of critical incidents and the questionnaire to study the pedagogical relationship between students, teachers and trainers on the formative activities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2580
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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