Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/2568
Título: Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte
Autor: Martins, Maria da Conceição de Magalhães
Orientador: Cardoso, Vitor
Palavras-chave: Realidades virtuais
Comunicação multimédia
História da arte
Internet
Métodos de aprendizagem
Ensino
VRML (linguagens de programação)
Arcade
Virtual worlds
VRML
Art
History and culture arts
Education through art
Data de Defesa: 2012
Citação: Martins, Maria da Conceição de Magalhães - Galerias e mundos virtuais na educação [Em linha] : aplicação à história da arte. Lisboa : [s.n.], 2012. 106 p.
Resumo: As tecnologias integradas no currículo permitem uma regeneração do ensino e das práticas pedagógicas. Ao utilizar a multimédia no ensino estamos a contribuir para a modernização dos métodos de estudo. Neste projeto ao utilizarem-se aplicações de multimédia específicas foi com o intuito de proporcionar aos alunos situações motivacionais e promotoras de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados na disciplina de História e Cultura das Artes. É ainda propósito deste projeto estudar e compreender a intercessão das novas tecnologias, sobretudo os ambientes tridimensionais no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, aplicou-se a tecnologia VRML/X3D como apoio à transmissão de conhecimentos na História da Arte. Para tal, criou-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, funcionalidade e acessibilidade deste ambiente 3D no âmbito educativo. Procurou-se com esta investigação, estudar o impacto pedagógico desta aplicação e averiguar se esta facilita a aquisição de conteúdos pedagógicos assim como, desenvolvimento de competência dos alunos, após a sua utilização. O resultado obtido nos exames nacionais constitui-se como indicador positivo a favor da utilização desta aplicação de multimédia, pois obtiveram-se resultados favoráveis, que julgamos serem decorrentes desta interação.
The technologies integrated into the curriculum allow regeneration of teaching and pedagogical practices. When using multimedia in education we are contributing to the modernization of methods of study. This project is to use multimedia applications with the specific aim to provide students with motivational and situations that promote meaningful learning of the content approached in History of Arts and Culture. Further purpose of this project is to study and understand the intersection of new technologies, especially the three-dimensional environments in teaching and learning process. We aim to study the use of VRML to support the transmission of knowledge in art history. We created an application that allowed us to make the study of usability, functionality and accessibility of this 3D environment in education. The goal of this research was to study the educational impact of this application and determine whether it facilitates the acquisition of educational content as well as competence development of the students, after their use. The results obtained in national examinations are as positive indicator for the use of multimedia application, because we obtained favorable results that derived from this interaction.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2568
Aparece nas colecções:Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual / Master's Degree in Drafting and Audiovisual - TMEGA

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