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Título: Avaliação da operacionalização das orientações programáticas das atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico : um estudo de caso
Autor: Abelheira, Isabel
Orientador: Henriques, Susana
Palavras-chave: Atividades de enriquecimento curricular
Orientação pedagógica
Desenvolvimento curricular
Estudo de casos
Ensino básico
1º Ciclo
S. João da Madeira
Enrichment curricular activities
Curriculum
Curriculum development
Programme guidelines
Supervision
Data de Defesa: 2012
Citação: Abelheira, Maria Isabel da Cruz Rodrigues - Avaliação da operacionalização das orientações programáticas das atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2012. XIX, 207 p.
Resumo: O prolongamento do horário de funcionamento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do programa ‘Escola a Tempo Inteiro’, foi, para a maior parte das famílias, uma medida socialmente relevante. Atualmente, as atividades de enriquecimento curricular encontram-se implementadas e em pleno funcionamento nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, consistindo, na prática, na ocupação dos períodos do dia anteriormente ocupados pelas atividades de tempos livres, passando as crianças a estar quase a totalidade do dia na escola. Este estudo procura contribuir para uma análise da forma como se encontram operacionalizadas as orientações programáticas, emanadas pelo Ministério da Educação, na prática das atividades de enriquecimento curricular. Para tal, centramos o nosso estudo nos agrupamentos de escolas do concelho de São João da Madeira, com enfoque no olhar dos agentes envolvidos – professores titulares de turma, professores das atividades de enriquecimento curricular e alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. A discussão dos dados obtidos nesta investigação remete para um conjunto de conclusões que apontam no sentido de que nem sempre se verifica uma efetiva operacionalização das orientações programáticas definidas pelo Ministério da Educação para a prática das atividades de enriquecimento curricular.
The extension of the primary schools timetable, included in the programme “Full Time School”, was, to the majority of the families, a socially relevant measure. Nowadays, the curricular enrichment activities are implemented and fully functioning in primary schools, which consist in filling up periods of the day, previously occupied by leisure time activities, meaning that children spend the majority of the day at school. This study seeks to contribute to an analysis of how the programme guidelines, issued by the Ministry of Education, are operationalized into the practice of enrichment curricular activities. This study has chosen as target population the class teachers, the ECA teachers, the 4th year students and the directors of the school groups in the municipality of São João da Madeira. The data discussion of this study point to the direction that there is not always an effective operationalization of the programme guidelines set by the Ministry of Education for the practice of enrichment curricular activities.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/2567
Aparece nas colecções:Mestrado em Supervisão Pedagógica / Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP

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